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Ferrari. Versão de entrada nos descapotáveis é o Roma Spider com 620 cv

Texto: Carlos Moura
Data: 17 de Março, 2023

A Ferrari tem uma nova versão de entrada nos seus descapotáveis. Trata-se do Roma Spider que iguala as prestações do Roma Coupé V8, graças a engenhosas alterações aerodinâmicas.

O primeiro automóvel da Ferrari com capota flexível desde o fim da comercialização do F430 Spider em 2010 é o novo Ferrari Roma Spider, que passa a ser a versão de entrada nos cabrios da marca do Cavallino Rampante. 

A nova proposta foi profundamente revista na parte traseira e os designers da Ferrari inspiraram-se no Portofino M, que vai ser substituído pelo Roma Spider.

A base deste descapotável é a mesma do Roma Coupé, mas a rigidez da estrutura foi reforçada devido à ausência do tejadilho. No total, o Roma Spider pesa mais 84 kg do que os 1570 kg do Roma Coupé, o que se deve à inclusão do mecanismo retrátil, do defletor aerodinâmico e os apoios de cabeça integrados nos assentos traseiros. 

A principal alteração consiste naturalmente na capota flexível. Após uma década de descapotáveis de capota rígida, o Roma Spider é o primeiro descapotável da Ferrari com motor dianteiro desde o 365 GTS4 de 1969.

Capota abre em 13,5 segundos

A capota é feita com cinco camadas de revestimento e oferece um isolamento semelhante ao coupé e pode ser aberta em 13,5 segundos a uma velocidade até 60 km/h. A marca reivindica que a capacidade da bagageira de 255 litros não é muito prejudicada quando a capota está recolhida, embora não tenha avançado valores.

A estabilidade aerodinâmica quando a capota está recolhida é assegurada por um defletor de vento que está integrado no assento traseiro, o qual pode ser aberto a velocidades até 170 km/h.  

O habitáculo é idêntico ao do Roma e inclui um ecrã central entre os dois lugares da frente. 

No capítulo mecânico, o Roma Spider recebe o bloco V8 biturbo de 3,9 litros que desenvolve uma potência de 620 cv, que é transmitida ao eixo traseiro por uma caixa de dupla embraiagem de oito velocidades.

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Apesar da ausência de capota e do consequente aumento da resistência aerodinâmica, os engenheiros da Ferrari introduziram algumas alterações, incluindo um spoiler ativo e uma linha do teto curva – para permitir ao Spider igualar as prestações do coupé, sendo anunciada uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,4 segundos e uma velocidade máxima de 320 km/h.