Publicidade

Este Ferrari é o carro mais caro de sempre em leilão

Texto: Nuno Fatela
Data: 27 de Agosto, 2018

Embora não tenha atingido o preço de outro 250 GTO que este ano bateu o recorde do maior valor que já foi pago por um automóvel, este histórico Ferrari, com grande passado no mundo da competição, acaba de chegar a um montante astronómico em Pebble Beach e tornar-se no carro mais caro de sempre em leilão.

Quando os analistas financeiros indicam que adquirir veículos clássicos é uma excelente forma de alargar e enriquecer a carteira de investimentos estão a dar um conselho bastante acertado. Disso mesmo é exemplo o Ferrari 250 GTO que, após ter estado nas mãos de outros famosos colecionadores de modelos da marca italiana, era agora propriedade de Gregory Whitten. E dissemos era porque acaba de se tornar no carro mais caro de sempre em leilão, ao atingir um impressionante montante de 41,7 milhões de euros (48,4 milhões de dólares, já com taxas incluídas) no evento da RM Sotheby’s em Pebble Beach.

 

Este montante significa uma impressionante valorização em relação aos 7 milhões de dólares pelos quais tinha sido adquirido no ano 2000, mas que se explica pelo crescente interesse na compra de clássicos, especialmente quando se trata de um exemplar da restrita produção de 36 Ferrari 250 GTO fabricados. E que se justificam ainda mais neste terceiro modelo a “sair do forno”, por se tratar de um dos poucos a receber a carroçaria mais agressiva, a Series II da Scaglietti, por ter 95% dos componentes originais (entre os quais o motor com a numeração com que saiu de fábrica) e por ter uma valiosa história no desporto. Entre os quinze triunfos que obteve entre os anos de 1962 e 1965 contam-se algumas provas famosas, como o Campeonato Italiano de GT de 62 e as vitórias à classe na Targa Florio de 64 e 65.

Embora este não seja o carro mais caro de sempre, e nem tão pouco o 250 GTO mais valioso da história, o carro que esteve em Pebble Beach conseguiu mesmo colocar-se no patamar máximo de preços para um leilão automóvel. Para isso, com a sua arrematação por 48 milhões de dólares, superou em 10 milhões o valor obtido em 2014 por um outro Ferrari 250 GTO, também durante a Monterey Car Week, celebração do automóvel que integra o Concurso de Elegância de Pebble Beach.

 

Veja também:

Os carros mais valiosos de sempre em leilão
Este Ferrari 250 GTO é o carro mais caro de sempre
Terá sido descoberto o chassis mais importante da história desportiva da Ferrari?

 

Fonte: Autoblog