Publicidade

Duesenberg SSJ é o carro americano mais caro de sempre em leilão

Texto: Nuno Fatela
Data: 27 de Agosto, 2018

A Monterey Car Week foi este ano pródiga em números recordes. Depois dos números históricos do Ferrari 250 GTO e do Lamborghini Aventador SVJ, é a vez do Duesenberg SSJ se juntar à lista, por ser o carro mais caro de sempre em leilão…

Apenas existem dois na história, e por isso é seguramente um dos modelos americanos mais raros de sempre. Além disso, pertenceu ao ator Gary Cooper e faz de momento parte de uma das mais importantes coleções do mundo automóvel. Mas foi principalmente a luta entre dois colecionadores que ajudou este Duesenberg SSJ a tornar-se no carro americano mais caro de sempre em leilão, ao ser arrebatado por um valor de 22 milhões de dólares (19 milhões de euros) no evento da Gooding & CO durante a Monterey Car Week. Sem dúvida que, mesmo tratando-se de um verdadeiro exemplo da mestria da indústria automóvel nos anos 30, foi principalmente a “teimosia” dos dois anónimos que licitavam via telefone que explica como ele vale praticamente mais dez milhões de dólares que o anterior recordista (um Shelby Cobra, que custou 13,75 M$).

Como referimos, este é um dos dois Duesenberg SSJ fabricados, tendo o chassis J-563 (especialmente criado com uma distância curta entre eixos, de 3,18 metros) sido enviado para o famoso ator Gary Cooper. Por curiosidade, o outro exemplar (J-567) destinou-se a outro nome grande de Hollywood, Clark Gable. Em comparação ao SJ, este modelo debitava mais 80cv do bloco de oito cilindros em linha sobrealimentado, ficando com um registo próximo dos 400cv, tornando-se num exemplo extremo de combinação entre design e performance pois atingia os 225 km/h de velocidade máxima.

Além da raridade, o historial de proprietários foi também importante para que o Duesenberg SSJ se tornasse no carro americano mais caro de sempre em leilão. Porque a lista, iniciada com Gary Cooper, culmina no nome do famoso colecionador Miles Collier, cuja impressionante coleção está exposta desde 2008 no REVS Institute. Que agora, embora continue a incluir 100 dos mais famosos automóveis de sempre, datados entre 1896 e 1995, poderá deixar de contar com este importante e exclusivo automóvel, o Duesenberg SSJ. No entanto, com as verbas angariadas a família Collier pretende agora investir num projeto ainda mais alargado para dar a conhecer a história e a importância do automóvel para o planeta, o REVS 2.0 .

 

Veja também:

Atingido novo recorde para o carro mais caro de sempre em leilão
Mercedes W125, também de 1935, reinventado como elétrico de competição EQ
Jaguar E-Type regressa como elétrico
As novidades de Pebble Beach em 2018
As melhores estreias dos anos recentes em Pebble Beach

 

Fonte: AutoClassics