Mobieco

Publicidade

Com 815 cv. DS E Tense Performance é a visão para um futuro… sem travões

Texto: Francisco Cruz
Data: 6 de Maio, 2022

Dado a conhecer em fevereiro último, o DS E Tense Performance é encarado pela própria marca francesa como a antevisão do automóvel do futuro, repleto de soluções revolucionárias… e sem travões?!

Segundo a DS Automobiles, na base desta “revolução” está a tecnologia que o fabricante tem vindo a desenvolver na Fórmula E e que, salienta, permite que este DS E Tense Performance não necessita de qualquer set de discos de travão, tal como o conhecemos.

Na verdade e embora o concept possa ser, efectivamente, parado, tal é feito à custa da tecnologia de regeneração de energia através do movimento das rodas, a qual deverá – a palavra é nossa… – conseguir imobilizar o carro, mesmo em situações de emergência.

Poderá o automóvel prescindir, no futuro, dos tradicionais e seguros discos de travão? A DS Automobiles parece acreditar que sim...
Poderá o automóvel prescindir, no futuro, dos tradicionais e seguros discos de travão? A DS Automobiles parece acreditar que sim…

Contudo, também é verdade que, a dificultar a acção desta tecnologia, existe o poderio dos mesmos motores elétricos que a escuderia de Fórmula E da DS utiliza nos seus monolugares. E que, diga-se, não só garantem uma potência combinada de 815 cv e um ainda mais espantoso binário de 8.000 Nm, como assegura uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em não mais que 2,0 segundos!

LEIA TAMBÉM
Com dedo português. DS Automobiles mostra o DS do futuro

Ao mesmo tempo e graças à tecnologia de carregamento das baterias capaz de suportar potências até 350 kW, este DS E Tense Performance promete conseguir recarregar as baterias em não mais que cinco minutos!

Finalmente e quanto à já referida tecnologia de regeneração de energia através do movimento da rodas, a Carscoops recorda que não se trata de algo novo, ainda que e ao contrário do que acontece neste DS, seja habitualmente conjugada com sistemas de discos de travão.

No caso da marca francesa, no entanto, a tecnologia surge expressa de uma forma totalmente nova, sem discos de travão ou pinças hidráulicas. O que, além de contribuir para um atenuar do peso total do veículo, leva, igualmente, a um mais eficaz aproveitamento da energia produzida no desacelerar, que é direccionada directamente para as baterias.

O DS E Tense Performance mostrado pela primeira vez em janeiro de 2022
O DS E Tense Performance mostrado pela primeira vez em janeiro de 2022

“A Fórmula E visa maximizar o desempenho e a eficiência, e o DS E Tense Performance é a nossa visão de um carro de estrada utilizando a nossa tecnologia que vence corridas”, comenta a CEO da DS Automobiles, Beatrice Foucher. Acrescentando que, “a travagem regenerativa é uma forma muito poderosa de, não apenas desacelerar o veículo, mas também ajudar a melhorar o desempenho da bateria. O DS E Tense Performance eleva a tecnologia a um novo nível, com a travagem regenerativa usada apenas para desacelerar o veículo.”

Resta aguardar para se conhecer mais sobre esta solução e, já agora, para ver se, e quando, tal solução terá aplicação nos DS do dia-a-dia…