As viaturas pesadas de transporte de mercadorias que estão ao serviço de Leroy Merlin vão ser abastecidas com biometano fornecido pela Dourogás. A utilização deste biocombustível permitirá evitar a emissão de mais de dez toneladas de dióxido de carbono durante os três meses do projeto-piloto.
A Dourogás e a Leroy Merlin anunciaram uma parceria que prevê a utilização de biometano pelas viaturas pesadas de mercadorias que estão ao serviço da cadeia de lojas especializadas na venda de produtos de bricolage e decoração.
O projeto-piloto teve início em setembro, sendo a duração prevista de três meses. Durante este período será evitada a emissão de mais de dez toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera de dióxido de carbono, por comparação com as alternativas de origem fóssil. Cada viatura abastecida com biometano fará uma média mensal de aproximadamente 5.000 km.

Energia de origem renovável e de gradual substituição dos gás natural veicular, o biometano consiste numa alternativa com elevada performance ambiental, armazenável, eco-sustentável e economicamente rentável. A versatilidade desta energia permite que seja utilizada também na produção de energia elétrica, injeção nas redes de gás natural e produção de calor.
Em comparação com a primeira geração de biocombustíveis líquidos, o biometano não exerce pressão sobre a cadeia alimentar, estimula a economia circular e promove o desenvolvimento local e regional, reforçando, indubitavelmente, a independência energética nacional.
Oportunidade de descarbonização
"Dado o contexto que atravessamos atualmente, é imperativa a transição energética no setor da mobilidade, sobretudo, a mobilidade pesada. O biometano representa uma inquestionável oportunidade para descarbonizar a economia, a indústria e o setor da mobilidade em particular". afirma João Filipe Jesus, Diretor Executivo da Dourogás.
"Por acreditarmos que o biometano é a energia do futuro, reiteramos o compromisso e ambição que a Dourogás coloca nesta solução, estabelecendo parcerias com mais empresas e ampliando o leque de soluções para uma mobilidade profissional tendencialmente mais limpa e mais responsável", acrescenta João Filipe Jesus.
LEIA TAMBÉM
Dourogás GNV inaugurou primeiro posto de biogás em Portugal
"Da parte da Dourogás, existe a convicção do indiscutível mérito desta solução", sublinha o diretor executivo daquela empresa, adiantando que a atual estrutura de fornecimento de GNV é compatível com a disponibilização do biometano, proporcionando total segurança no abastecimento".
Por lado da Leroy Merlin, e dos respetivos transportadores associados, não haverá necessidade de investimentos adicionais, nem de renovação da frota, porque as viaturas movidas atualmente a GNL (Gás Natural Líquido) e GNC (Gás Natural Comprimido) são inteiramente compatíveis com a utilização de biometano.
Acelerador de transição
A diretora de Transportes na Leroy Merlin, Dalila Tavares, esclarece que este projeto se enquadra nos Compromissos de Impacto Positivo da empresa. "Trabalhamos diariamente para termos um papel diferenciador e influenciador na sustentabilidade, com objetivos claros e ambiciosos", afirma.

"Esta parceria surge com o propósito de sermos também um acelerador da transição para as cidades mais sustentáveis e contribuirmos ativamente para essa causa. Através da parceria com a Dourogás conseguimos ser mais eficazes na implementação e concretização dos nossos Compromissos de Impacto Positivo", salienta Dalila Tavares.