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Devido a exigências distintas. Defender e Discovery vão deixar de partilhar MLA

Texto: Francisco Cruz
Data: 7 de Junho, 2021

Atualmente fabricados a partir de uma mesma plataforma, Land Rover Defender e Land Rover Discovery deixarão de ter a mesma base. A revelação foi feita pelo novo CEO da Jaguar Land Rover, o qual já tem, inclusivamente, nova solução escolhida, para o Discovery.

De acordo com Thierry Bolloré, o novo CEO da Jaguar Land Rover, o Land Rover Discovery adoptará, já a partir da próxima geração, a Electric Modular Architecture (EMA). Ainda que tal não signifique o fim dos motores de combustão no modelo, explicou o mesmo responsável, em declarações publicadas no Financial Times.

Embora assumindo que a EMA é uma arquitectura concebida, de base, para veículos elétricos, Thierry Bolloré garante que esta também pode albergar motorizações híbridas e híbridas plug-in, tendo por base blocos de quatro cilindros a gasolina. Isto, além de poder servir de ponto de partida também para uma versão 100% elétrica, naturalmente…

A plataforma EMA, ou Electric Modular Architecture

“As necessidades do Defender, em termos de plataforma, não são as mesmas do Discovery, Discovery Sport, Velar ou Evoque”, defendeu, na sua intervenção, o CEO da Jaguar Land Rover.

Quanto ao Defender, manterá a plataforma MLA – Modular Longitudinal Architecture, a qual, embora permitindo soluções com bateria, é também compatível com motores montados longitudinalmente.

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Ainda sobre o Discovery, os números apontam no sentido de ter sofrido um forte rombo na procura, com a chegada do Defender, tudo apontando para que essa realidade se agrave, com a chegada da versão mais longa deste último, dentro de 12 a 18 meses. Especialmente, tendo a Land Rover já assumiu que esta nova variante do Defender apontará ao nicho dos SUV de luxo, juntamente com os seus sete lugares.

De resto e quanto à estreia da nova plataforma, no Discovery, tal só deverá acontecer lá mais para o final do ano fiscal de 2024, ou seja, a espera ainda é longa.