Publicidade

Dacia fecha 2022 com ano recorde e marca favorita dos portugueses

Texto: Francisco Cruz
Data: 20 de Janeiro, 2023

Fechado o ano de 2022, a Dacia assinalou, esta quinta-feira, mais um ano recorde nas suas vendas em Portugal, terminando como a marca preferida dos clientes particulares, no mercado português. Tudo isto, graças a uma quota de mercado histórica de 6,5 por cento.

Anunciados em conferência de imprensa, os resultados da Dacia no ano transacto acabaram revelando, segundo o próprio fabricante, uma prestação “extraordinária”, traduzida num inédito quatro lugar do mercado de Veículos de Passageiros (VP), mercê de uma quota de 6,5%.

Sinónimo de um total de 10.157 unidades vendidas, este número representa um aumento de 74,4% face a 2021 e o maior crescimento registado por uma marca automóvel no mercado nacional. Sendo também de salientar o facto de 23% das vendas terem surgido através do canal digital.

O Sandero, aqui na sua versão Stepway, foi o modelo Dacia mais vendido em Portugal, em 2022
O Sandero, aqui na sua versão Stepway, foi o modelo Dacia mais vendido em Portugal, em 2022

Quanto aos modelos mais vendidos, destaque, desde logo, para mais uma liderança protagonizada pelo Sandero, que foi também o segundo modelo mais vendido a nível global. Sendo que e pela primeira vez, também o Duster passa a figurar no top 10, mais concretamente, como nono modelo mais vendido no País.

LEIA TAMBÉM
Xavier Martinet. “Um dos aspetos que a Dacia tem de único é perceber o essencial”

Finalmente e no que diz respeito a motorizações, nota para o crescimento na venda de modelos Bi-Fuel (Gasolina+GPL), com mais 76% de unidades comercializadas que em 2021. Isto, ao mesmo tempo que 70% das vendas centraram-se nas versões mais equipadas de cada modelo.