Dacia Sandero Stepway TCe Comfort: Cada vez mais barato!

Texto: Francisco Cruz
Data: 18 de Junho, 2021

A entrar numa nova geração, o Dacia Sandero Stepway mostra que continua o seu processo de evolução, no melhor sentido. De argumentos reforçados, o crossover romeno mostra que, apesar da (ligeira) subida, o preço por si pedido, está, na verdade, cada vez mais justo… e barato!

Construtor automóvel que, definitivamente, já ganhou o seu espaço no mercado automóvel português, a Dacia continua a crescer nas preferências dos condutores portugueses. Com a nova geração Sandero, claramente reforçada nos argumentos, a assumir-se como um importante contributo nesse crescimento!

Hoje em dia mais adulto e maduro – ou, dito de outra forma, mais… automóvel -, o novo Sandero assume-se como uma proposta de maior presença na estrada. Reforçada, no caso da versão aqui em análise – e que, de resto, já era a mais procurada, na anterior geração -, com o sex-appeal muito próprio de um modelo que anuncia outras aspirações, mais aventureiras. Ainda que, muitos deles, depois, não os cumpra, mas isso, como bem diz a sabedoria popular, “já são outros 500″…

Falando especificamente desta nova geração Stepway, destaque, a par das já tradicionais aplicações e protecções em plástico, importadas do mundo dos SUV e Todo-o-Terreno, para uma nova assinatura luminosa nas ópticas dianteiras, a transmitirem um maior dinamismo. E que, depois, o pára-brisas mais recuado e inclinado, acentua.

Anunciando a estreia de uma nova plataforma (CMF-B), a mesma utilizada pelo “primo” Renault Clio, o novo Sandero Stepway mantém, ainda assim, dimensões exteriores muito semelhantes às do antecessor, com a maior diferença a surgir no comprimento – +11 mm. Ainda que sinónimo, apenas, de um pára-choques dianteiro mais volumoso, a juntar a uma altura ao solo de 20,1 cm e menos 1 cm na altura da carroçaria. Da qual fazem parte umas “revolucionárias” barras longitudinais de tejadilho que podem adoptar uma posição transversal (basta utilizar a chave que está no porta-luvas), a juntar às “obrigatórias” jantes em liga leve de 16″.

INTERIOR

Passando ao habitáculo, uma maior preocupação com a estética, traduzida na aplicação de elementos decorativos, ainda que com os plásticos rijos e ásperos a manterem-se em locais particularmente expostos. Opção que, no entanto e também nesta nova geração, procura a redenção naquelas que continuam sendo as qualidades maiores deste modelo… assim como da própria marca – falamos, claro está, da elevada funcionalidade e, principalmente, do muito espaço interior. Inclusive, para cinco adultos, os quais não só ganharam mais 12 cm em largura, como e no caso dos ocupantes dos lugares traseiros, mais 4,2 cm no espaço destinado às pernas.

Convincente na posição de condução, graças também às possibilidade de ajuste de volante e banco, uma palavra, igualmente, para a bagageira, a qual ganhou igualmente capacidade (+8 litros) face à geração anterior, passando a anunciar 328 litros. Isto, com a possibilidade, sempre presente, de rebater 60:40 as costas dos bancos traseiros, passando a dispor de uma área de carga para 1.108 litros. Ainda que já não com a mesma funcionalidade, uma vez que as costas, embora ficando na horizontal, mantém-se, tal como o acesso à bagageira, mais altas do que piso

MECÂNICA

Hoje em dia já sem o Diesel, mas ainda com a popular solução Bi-Fuel, sinónimo de gasolina e GPL, o Sandero Stepway que tivemos oportunidade ensaiar, envergava, no entanto, a motorização exclusivamente a gasolina de três cilindros e 999 cc, turbocomprimido, a anunciar 90 cv e 160 Nm de binário. E que, conjugada de série com uma caixa manual de seis velocidades (também pode receber uma CVT), anuncia 172 km/h de velocidade máxima, a par de uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em 12 segundos.

Estas prestações modestas, a que o modelo junta também um consumo WLTP em ciclo combinado de 5,6 l/100 km, acabam, de resto, fazendo-se notar, numa utilização em condições reais, e ainda mais em estrada aberta. Onde a necessidade de recorrer à caixa de velocidades, para manter andamentos, acaba resultando em penalizações, também nos ditos consumos. Bem patente, aliás, na média de 7,6 l/100 km feita por nós, mesmo com uma utilização “intensiva” do mais poupado modo ‘Eco’…

TECNOLOGIA

Embora seguindo o princípio orientador que passa por oferecer automóveis acessíveis e a um preço justo, o novo Sandero Stepway não deixa de oferecer um convincente pacote de tecnologias, a começar pelos sistemas de info-entretenimento. Que, no caso do veículo por nós ensaiado, equipado com a solução de topo Media Nav, incluía um ecrã táctil – simples mas intuitivo – de 8 polegadas, navegação integrada, conectividade Apple CarPlay e Android Auto, além das ainda hoje valorizadas ligação por Bluetooth e USB. Esta última, com a tomada posicionada num local, no mínimo, inesperado…

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Igualmente a enriquecer o equipamento de série, um cartão mãos-livres em tudo idêntico ao da Renault e com botão para abertura da bagageira, além de câmara de marcha-atrás com boa nitidez, ajudas electrónicas ao estacionamento, limpa-pára-brisas automático e o obrigatório botão para chamada de emergência, em caso de acidente. Sem esquecer o regulador/limitador de velocidade, ESC, sistema de travagem autónoma de emergência, sensor de ângulo morto e ajuda ao arranque em subida.

AO VOLANTE

Hoje em dia com uma postura mais afirmativa e a anunciar, igualmente, maior maturidade, qualidade e solidez, o novo Dacia Sandero Stepway reafirma esses mesmos predicados em estrada, nomeadamente, através do desempenho da direcção, agora já com assistência elétrica e, por isso, mais leve e ágil. Contribuindo, inclusivamente, para um maior conforto do que, por exemplo, a insonorização, ainda permeável a ruídos externos, ou até mesmo a suspensão, a mostrar algumas dificuldades no digerir de lombas ou pisos mais degradados. Consequência de uma certa firmeza que, no entanto, também não se afirma no desempenho dinâmico…

Apesar destas particularidades, a constatação, igualmente, da evolução face à geração anterior, com o crossover romeno a manter-se como uma proposta funcional e bem preparada para as exigências do dia-a-dia, perante as quais garante boa dose de conforto e desenvoltura, ambas emolduradas por uma imagem também ela mais sofisticada. O que, reconheça-se, não deixa de contribuir para que nos sintamos ainda melhor a bordo…

VEREDICTO

Até aqui uma das razões do sucesso da Dacia, não apenas em Portugal, como na Europa, o Dacia Sandero Stepway mostra ter, nesta nova geração, argumentos reforçados, capazes de o manterem nessa posição privilegiada. Dos quais faz parte não somente uma imagem agora ainda mais cativante, mas, também, muitas outras qualidades, algumas delas melhoradas, como é o caso da funcionalidade e da habitabilidade. Contribuindo para que, o preço pedido por este crossover romeno, agora um pouco mais alto, pareça cada vez mais justo… e barato!

 

GostámosGostámos

Estética exterior

Com todos os atributos que só a versão Stepway consegue oferecer, agora reforçados, e a que se juntam alguns toques de modernidade, como a nova assinatura luminosa, o novo Sandero é hoje uma proposta mais madura… e atraente

Habitabilidade

É verdade que já era um dos principais atributos da anterior geração, mas, a adopção da nova plataforma CMF-B, a mesma do Clio, acabou contribuindo para tornar o Sandero uma proposta ainda mais familiar

Equipamento

Demonstrando que preço acessível não tem de ser, necessariamente, sinónimo de pouco equipamento, o novo Sandero Stepway comprova-o, com um bom lote de sistemas de segurança e conforto. De série.

Não Gostámos Não Gostámos

Desempenho do motor

Anunciando 90 cv de potência e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 12 longos segundos, a verdade é que ficámos um pouco desiludidos com o desempenho deste tricilíndrico. Do qual, diga-se, já conhecemos melhores variações…

Insonorização

Permitindo uma presença sonora excessiva, quer do motor, quer dos ruídos exteriores, no habitáculo, a insonorização é um dos aspectos a merecer revisão, no futuro.

Plásticos no habitáculo

Continua a ser um dos (poucos) calcanhares de Aquiles do popular crossover romeno, que, pelos vistos, a notória evolução registada nesta nova geração, acabou não abarcando. Ou, pelo menos, não suficientemente.


Dacia Sandero Stepway TCe 90 FAP Comfort

Preço 15.050€
Motor 3 cil. 999cc a gasolina, com turbocompressor e intercooler
Potência combinada 90 cv às 4600 – 5000 rpm
Binário combinado 160 Nm às 2100 – 3750 rpm
Transmissão Dianteira, com caixa manual 6 vel.
Peso 1.152 kg
Comp./Larg./Alt. 4,09/1,84/1,53 m
Dist. entre eixos 2,60 m
Mala 328 litros
Desempenho 12s 0-100 km/h; 178 km/h Vel. Máx.
Consumo combinado WLTP 5,6 (7,6) l/100 km
Emissões CO2 WLTP 127 g/km

Equipamento
Série: Controlo Electrónico de Estabilidade (ESP), Ajuda ao Arranque em Subida (HSA), — Sistema de Antibloqueio das Rodas (ABS), Sistema de Travagem de Emergência Ativa (AEBS), Assistência à Travagem de Urgência (AFU), trancamento automático das portas em andamento, alerta de esquecimento do cinto de segurança em todos os lugares, regulador e limitador de velocidade, faróis de nevoeiro, faróis diurnos LED, sistema de ajuda ao estacionamento traseiro, sistema de controlo de pressão dos pneus, kit de enchimento de pneus, câmara de marcha-atrás, sensores de luminosidade e chuva, retrovisores exteriores elétricos com sistema de desembaciamento, ar condicionado automático, fecho centralizado das portas com comando à distância, elevadores elétricos dos vidros traseiros, modo ECO, Media NAV: ecrã tátil 8”, navegação, rádio DAB, replicação de smartphone por Wi-Fi, Bluetooth, chamada de emergência E-Call, jantes Flexwheel 16″ e barras de tejadilho longitudinais modulares