Condutores ‘horrorizados’ com ideia de veículos autónomos

Texto: Filipe Bragança
Data: 8 Abril, 2019

Novas estatísticas apontam para um crescente receio e insegurança, em torno da condução autónoma.

Um estudo desenvolvido pelo especialista em venda automóvel BuyaCar.co.uk, na Grã-Bretanha, tentou perceber o grau de aceitação, das tecnologias de condução autónomas, por parte dos automobilistas. O inquérito que teve inicio em Abril de 2017 concluiu que, desde esse ano, o cepticismo em torno deste tema é cada vez maior. Em sentido inverso, a aceitação e entusiasmo por este tipo de veículos tem vindo a diminuir.

Uma das perguntas deste inquérito era: “a ideia de ceder o controlo de o seu carro o horroriza-o”? Em 2017, 46% dos condutores responderam que sim. Passados dois anos esse número cresceu para 56%. Ao mesmo tempo, os 11% dos inquiridos que se revelaram entusiasmados com esta tecnologia em 2017, vêem-se agora representados por apenas 6% do total dos entrevistados.

De acordo com os dados recolhidos neste estudo, se em 2017 um em cada cinco entrevistados pensava que “provavelmente” ou “definitivamente” iria comprar um destes veículos no futuro, neste mês esse número caiu para os 13%. Em sentido inverso, as pessoas que “definitivamente” não viriam a comprar um destes automóveis cresceu dos 38% para os 42%.

Este estudo concluiu, que se esta a consolidar um sentimento de desconfiança em torno das tecnologias de condução autónomas. Na base destas preocupações podem estar as recentes noticias relativas às adversidades que estas tecnologias estão a enfrenta. Exemplo disso mesmo são os  recentes desastres aéreos e o acidente fatal que ocorreu durante um teste, em Março do ano passado.

 

Veja também:

Ford testa a linguagem visual dos veículos autónomos
Carros autónomos já testam os pneus da Continental
Táxis autónomos Google já transportam passageiros
Ensine os autónomos a saber quem atropelar…

Partilhar