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Primeiro Citroën ë-Jumpy Hydrogen entregue ao Grupo Suez

Texto: Carlos Moura
Data: 14 de Dezembro, 2021

O primeiro Citroën ë-Jumpy Hydrogen vai ser operado pelo Grupo Suez nas suas instalações em Carcassone, França. Esta versão a pilha de combustível do furgão de dimensões médias da marca francesa oferece uma autonomia combinada de 400 quilómetros e um tempo de abastecimento de apenas três minutos. As principais caraterísticas técnicas, designadamente volume de carga, são idênticas às das restantes versões.

O Grupo Suez vai ser o primeiro operador a receber o novo Citroën ë-Jumpy Hydrogen, um furgão de dimensões médias dotado com tecnologia da pilha de combustível e autonomia até 400 quilómetros em ciclo WLTP.

O veículo será utilizado nas instalações de Carcassonne do Grupo Suez, possibilitando responder a muitas das utilizações diárias dos agentes operacionais que têm de intervir em diferentes locais. Estas instalações fazem parte de um acordo entre a Carcassonne Agglo e a Suez, com o objetivo de apoiar a comunidade nas suas ambições no domínio da transição energética, em particular com a colocação de uma estação de produção de hidrogénio verde local para os veículos elétricos dos agentes da Suez. Esta estação é capaz de alimentar um total de quatro veículos, com uma produção de 2 kg de hidrogénio por dia.

Anunciado no início de 2021, o ë-Jumpy Hydrogen constitui uma oferta complementar à elétrica a bateria e dá continuidade à estratégia de eletrificação da Citroën.

Segundo a marca francesa, a escolha da tecnologia do hidrogénio permite a disponibilização de várias respostas técnicas, adequadas às diferentes utilizações. O ë-Jumpy Hydrogen completa a gama mais ampla de veículos comerciais ligeiros do mercado, que vai do My Ami Cargo até ao ë-Jumper, passando pelo ë-Berlingo e pelo ë-Jumpy.

Arquitetura “midpower”

A solução a hidrogénio está vocacionada para quem necessita de uma autonomia superior a 300 quilómetros, para deslocações longas, que exigem um veículo que se recarregue rapidamente para maximizar o tempo de exploração, que precisa de aceder aos centros urbanos com acessos limitados, e que ao mesmo tempo tenham um perfil de utilização mais rodoviário e em autoestradas.

A Citroën identificou vários utilizadores potenciais para o ë-Jumpy Hydrogen, desde operadores de correio, quer para entregas da última milha em centros urbanos, quer para transportes em distâncias mais longas, mas também municípios, operadores, empresas industriais, entre outros.

O Citroën ë-Jumpy Hydrogen utiliza uma arquitetura denominada “mid-power”, que combina uma bateria de iões de lítio com 10,5 kWh, uma pilha de combustível de de 45 kW e um depósito de hidrogénio com uma capacidade de 4,4 quilogramas.  

A bateria assegura as necessidades de energia durante as fases de arranque ou aceleração e também permite uma boa recuperação de energia. A pilha de combustível, por seu lado, garante a autonomia do veículo. Sendo alimentado por hidrogénio, este gerador de energia funciona de modo contínuo. 

O motor elétrico, alimentado principalmente pela pilha de combustível a hidrogénio de 45 kW, tem a capacidade de proporcionar uma maior autonomia, na ordem dos 350 km. A bateria de iões de lítio de 10,5 kWh serve de reserva, permitindo percorrer 50 km em ciclo WLTP.

Abastecimento em três minutos

Esta solução permitiu à Citroën manter as principais caraterísticas do seu furgão de dimensões médias, designadamente o volume útil de carga que é idêntico aos equivalentes elétricos a bateria e térmicos. 

Para preservar a primeira função do comercial ë-Jumpy Hydrogen, o transporte frequente de objetos volumosos e pesados, a bateria foi implantada sob os bancos e os três depósitos de hidrogénio sob o piso. Assim, os volumes úteis das duas silhuetas mantêm-se inalterados, em comparação com as respetivas versões elétricas: 5,3 m3 na carroçaria de dimensão M, e 6,1 m3 na versão XL. Da mesma forma, a carga útil e a carga rebocável podem atingir até 1.000 kg, tal como nas versões térmicas.

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O abastecimento do três tanques de hidrogénio do ë-Jumpy Hydrogen é efetuado em apenas três minutos, o que representa uma poupança de tempo e aumento de produtividade para todas as empresas que não possam imobilizar os seus veículos num processo de reabastecimento, beneficiando, assim, de um tempo de utilização mais longo.