Mobieco

Publicidade

Grupo PSA. Furgões médios elétricos ganham prémio “Comercial do Ano 2021”

Texto: Carlos Moura
Data: 21 de Dezembro, 2020

A geração de furgões médios elétricos do Grupo PSA – Peugeot e-Expert, Citroën ë-Jumpy, Opel Vivaro-e e Vauxhall Vivaro-e – ganhou o prémio de “Veículo Comercial Internacional do Ano de 2021”, atribuído por um painel de jornalistas da imprensa europeia.

Pela segunda vez em três anos, o Grupo PSA conquistou o prestigiado prémio de “Veículo Comercial do Ano” atribuído por um júri constituído por 24 jornalistas da imprensa especializada europeia.

O troféu de “Veículo Comercial Internacional do Ano de 2021” foi entregue à nova geração de furgões médios elétricos do construtor francês: Peugeot e-Expert, Citroën ë-Jumpy, Opel Vivaro-e e Vauxhall Vivaro-e.

Os novos comerciais médios elétricos fazem parte de uma família de veículos comerciais ligeiros eletrificados do Grupo PSA, que irá abranger toda a sua gama, já a partir do final de 2021.

De acordo com o Grupo PSA, “os novos Peugeot e-Expert, Citroën ë-Jumpy, Opel Vivaro-e e Vauxhall Vivaro-e foram projetados para disponibilizar, a todos os clientes – artesãos, profissionais, empresas, associações e administrações – prestações que não comprometem os valores de carga útil e volume de carga”.

Peugeot e-Expert

O construtor gaulês adianta que “todos beneficiam das mais recentes tecnologias e ajudas à condução, garantias de segurança e de conforto para os utilizadores”. 

Impulso à mobilidade elétrica

Num comentário à decisão do júri do prémio de “Veículo Comercial Internacional do Ano”, o seu presidente, Jarlath Sweeney, refere que “com este seu quarteto, o Grupo PSA lança no mercado europeu os primeiros furgões elétricos com uma autonomia superior a 300 quilómetros”.

Para o presidente do júri, estes modelos “beneficiam de uma qualidade de construção sólida, muito boas qualidades dinâmicas e, para além de um de um silêncio de operação superior, poucos são os que conseguem distinguir as sensações de condução das proporcionadas pelas versões diesel.” 

Citroën ë-Jumpy

“Com estas versões 100 por cento elétricas dos seus furgões, as quatro marcas da PSA dão um tremendo impulso à mobilidade elétrica no meio profissional, promovendo a democratização e a extensão do transporte de emissões zero”, acrescenta o presidente da organização prémio do “Veículo Comercial Internacional do Ano”.

Duas capacidades de bateria

Os novos Peugeot e-Expert, Citroën ë-Jumpy, Opel Vivaro-e e Vauxhall Vivaro-e foram desenvolvidos com base na plataforma EMP2 do Grupo PSA para satisfazem as necessidades dos operadores de transporte e logística com veículos comerciais de emissões zero, respondendo ao crescimento do comércio eletrónico e dos serviços.

LEIA TAMBÉM
Grupo PSA. Toda a gama de comerciais eletrificada até 2021

Os novos comerciais elétricos médios das quatro marcas são produzidos na fábrica de Hordain (Hauts-de-France) e encontram-se equipados com uma cadeia de tração elétrica,  montada na fábrica em Trémery (Grand Est). 

Os novos Peugeot e-Expert, Citroën ë-Jumpy, Opel Vivaro-e e Vauxhall Vivaro-e são propostos dois patamares de autonomia: até aos 230 km no ciclo WLTP com bateria de 50 kWh; até aos 330 km no ciclo WLTP com bateria de 75 kWh.

Opel Vivaro-e

Esta é a segunda vez em três anos que o Grupo PSA é distinguido com o prémio de “Veículo Comercial Internacional do Ano”. Em 2018, o júri atribuiu o troféu aos modelos Peugeot Partner, Citroën Berlingo Van, Opel Combo e Vauxhall Combo, que foram eleitos “Veículo Comercial Internacional do Ano de 2019”.