Abaixo dos 25 mil euros. Europa também vai ter um C3 elétrico

A Citroën anunciou que a próxima geração do utilitário C3 contará com uma versão elétrica, ë-C3, na Europa, com preço abaixo de 25 mil euros

A Citroën anunciou, de forma oficial, que a próxima geração do seu utilitário C3, contará com uma versão elétrica, de nome de ë-C3, cuja construção terá lugar na Europa. Sendo que, também como forma de fazer frente aos elétricos chineses mais baratos que começam a surgir no continente, o modelo francês exibirá um preço abaixo dos 25 mil euros.

A revelação foi feita pelo novo CEO da marca do double chevron, Thierry Koskas, acrescentando que o novo elétrico, com o nome de ë-C3, fará parte de uma oferta mais alargada, ainda com motores de combustão, embora e segundo a mesma fonte, a versão elétrica seja aquela em que a marca pretende apostar.

Apesar de em comercialização há já cerca de sete anos, tendo por base uma plataforma já ultrapassada que transitou da extinta PSA, a verdade é que o atual C3 ainda representa cerca de 30 por cento das vendas da Citroën na Europa. Algo que leva Koskas a qualificar de "absolutamente notável como as vendas [do modelo] se têm mantido", cita a Automotive News Europe.

Citroen C3 Restyling
O atual Citroën C3, naquele que foi o restyling divulgado em 2020

Ainda assim, a ameaça de marcas chinesas como a MG ou a BYD, com os seus "produtos muitos competitivos", obriga a uma resposta da parte dos construtores europeus, defende o novo CEO da Citroën. Sendo que, da parte da marca do double chevron, "a nossa resposta é o ë-C3".

De acordo com o mesmo responsável, o futuro C3 elétrico será "um pequeno hatchback com elementos SUV", um pouco à imagem de propostas como o Toyota Aygo X, e posicionado como uma proposta "única", "totalmente equipada", mas também com um preço abaixo dos 25.000 Euros. Ou seja, mais acessível do que, por exemplo, um Peugeot e-208 ou um Opel Corsa-e.

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"Atualmente, não há algo equivalente no mercado", sentenciou o responsável máximo da Citroën, defendendo que o modelo seguirá a tradição de outras propostas populares e que fizeram a história da marca do double chevron, como o 2CV, o AX, o Visa ou Saxo.

Contudo, vale a pena também recordar que vários outros construtores se preparam para atacar neste momento segmento, como é o caso da Renault, com o futuro 5, ou da Volkswagen, com o já prometido ID.2.

O C3 elétrico indiano

Embora só agora confirmado, a verdade é que a Citroën já produz e comercializa um C3 elétrico, o qual, no entanto, só está disponível em mercados emergentes, como a Índia.

O Citroën ë-C3 indiano
O Citroën ë-C3 indiano já em comercialização

De resto, este ë-C3 é produzido, precisamente, na Índia, e, mais concretamente, em Chennai, numa fábrica detida em conjunto pela Stellantis e pela CK Birla.

Baseado numa plataforma desenvolvida pela Tata Consulting, o ë-C3 recorre a uma bateria de 29 kWh, capaz de garantir uma autonomia a rondar os 320 km.

Em 2024 na Europa

Ainda sobre o futuro ë-C3 europeu, Koskas revelou que o modelo será oficialmente apresentado já no próximo outono, embora a comercialização esteja prevista iniciar-se apenas em 2024.

A linha de montagem da fábrica da Citroën em Rennes
A linha de montagem da fábrica da Citroën em Rennes

Ao mesmo tempo e apesar do novo CEO da Citroën, e que sucedeu a Vincent Cobee, nada ter querido avançar sobre o assunto, fontes ouvidas pela agência noticiosa Reuters garantiram que, embora o carro deva ser produzido na Europa, a a bateria do ë-C3 deverá vir da China. E com uma autonomia a rondar os 300 quilómetros, conclui a Automotive News Europe.