O novo Renault 5 EV tem lançamento previsto para 2024 e vai contar com um motor elétrico dianteiro com 136 cv que deverá proporcionar prestações similares ao Renault ZOE atual.
A Renault confirmou a passagem à produção do Renault 5 elétrico que vai receber um novo motor elétrico ePT-100kW (136 cv), o qual será fabricado em Cléon, onde tem sido produzidos motores para modelos compactos da marca francesa desde o início da década de ’60 do século passado.
A fábrica francesa de Cléon já produz o motor mais potente ePT-160kW utilizado pelo Renault Mégane E-Tech e a marca afirma que pretende produzir mais de um milhão de veículos elétricos por ano até 2025.
O construtor gaulês também tem planos para um ePT-200kW (272 cv) que começará a sair da linha de montagem em 2027, mais ainda não revelou em que modelo será estreado. O novo motor foi desenvolvido em parceria com a Valeo e alegadamente não deverá conter metais raros.
Novas baterias NCM
O protótipo Renault 5 EV foi apresentado ao público no Salão de Munique de 2021 e faz plano de um conjunto de modelos para recuperar os resultados da Renault. Aquele veículo compacto vai ser baseado na nova plataforma CMF-BEV do Renault Grupo para automóveis elétricos pequenos.
Segundo o CEO da Renault, a utilização da nova plataforma e da nova bateria permitirá à Renault diminuir o preço de venda ao público do Renault 5 em cerca de 33% face ao ZOE.
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A Renault refere que o novo 5 vai estar equipado com as novas baterias NCM (níquel-cobalto-manganês) que permitirão reduzir dramaticamente o custo do kWh para cerca de 66 euros em 2030. A autonomia será de aproximadamente 400 quilómetros.
O Renault 5 é um dos 14 modelos novos – incluindo sete elétricos – que a marca francesa pretende lançar até 2025.