Mobieco

Publicidade

Aldeia histórica. Renault implementa Mobilidade Elétrica em Castelo Rodrigo

Texto: Francisco Cruz
Data: 18 de Agosto, 2021

A Renault Portugal acaba de assinar um protocolo de colaboração com a Associação Aldeias Históricas de Portugal, visando tornar a aldeia histórica de Castelo Rodrigo, distrito da Guarda, a primeira localidade em Portugal Continental livre de emissões de CO2 e ruído.

Em comunicado, a Renault Portugal acrescenta que, a meta fixada, será alcançada com a disponibilização de uma frota de modelos elétricos Renault – Twizy, Twingo Electric, ZOE e Kangoo Z.E. -, aos residentes e profissionais que exerçam actividade na zona de Castelo Rodrigo.

A par destes destinatários, a frota Renault estará, igualmente, disponível e sem qualquer custo, para os visitantes da aldeia.

A Renault em Castelo Rodrigo
A Renault em Castelo Rodrigo

Concebida como um projecto-piloto, que segundo a marca francesa poderá ir além da simples mobilidade, esta iniciativa será implemenrada no terreno durante o último trimestre de 2021.

LEIA TAMBÉM
Envision AESC e Verkor vão fornecer baterias à Renault

Recorde-se que a Renault já desenvolve, desde 2018, o programa “Porto Santo Sustentável – Smart Fossil Free Island”, projeto desenvolvido em parceria com a Empresa de Eletricidade da Madeira e o Governo Regional da Madeira, com o objetivo de fazer a transição energética da ilha de Porto Santo. Neste caso, com recurso a um ecossistema elétrico inteligente assente em quatro pilares: os veículos elétricos, a armazenagem de energia, a recarga inteligente e a reversão da recarga (Vehicle to Grid ou V2G).

Sobre as Aldeias Histórias de Portugal, importa recordar que voltaram a receber, este ano, a certificação Biosphere Destination. Uma distinção da GSTC – Global Sustainable Tourism Council, a entidade que, à escala global, estabelece os pressupostos de um turismo sustentável, de acordo com as orientações da UNESCO e da Carta Mundial de Turismo Sustentável. 

O Renault ZOE já circula na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo
O Renault ZOE já circula na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo

Aliás e sobre esta distinção, importa, também, sublinhar, que as Aldeias Históricas de Portugal são o único destino em rede – no mundo! – com esta classificação.