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Stellantis investe em fabricante de baterias de lítio-enxofre

Texto: Carlos Moura
Data: 29 de Maio, 2023

A Stellantis Ventures anunciou o investimento no fabricante de baterias de lítio-enxofre Lyten, sediado em Sillicon Valley. Estas baterias não usam níquel, cobalto ou manganês e poderão ser introduzidas em futuros modelos da Stellantis. 

O fundo corporativo de capital de risco Stellantis Ventures anunciou o investimento na Lyten, um fabricante de baterias sediado em Silicon Valley que desenvolveu uma nova bateria de lítio-enxofre e também é pioneira na área do grafeno tridimensional (3D).

O valor do investimento da Stellantis Ventures na Lyten não foi revelado, mas as baterias de Lítio-Enxofre da Lyten não utilizam níquel, cobalto ou manganês, resultando numa pegada de carbono que se estima ser inferior em 60% à das melhores baterias do presente, tendo como fito alcançar uma bateria EV com as emissões mais baixas no mercado mundial. 

As matérias-primas para as baterias de Lítio-Enxofre podem obter-se e serem produzidas localmente, na América do Norte e na Europa, diminuindo a dependência face a outras geografias. Esta tecnologia irá satisfazer as necessidades das indústrias que procuram baterias leves e densas em termos energéticos, que estejam livres de perturbações na cadeia de abastecimento.

“Estamos muito satisfeitos por a Stellantis Ventures, como braço de investimento de risco de um inovador do setor automóvel a nível global, ter demonstrado uma forte confiança na nossa empresa e nos nossos super materiais descarbonizantes Lyten 3D Graphen”, afirmou Dan Cook, Presidente e CEO da Lyten. 

Elevado potencial

O inovador grafeno tridimensional da Lyten assume a forma de um supermaterial descarbonizado, desenvolvido a partir de gás natural. É bastante mais reativo química e eletricamente do que grafeno tradicional de duas dimensões.

As baterias de Lítio-Enxofre, compósitos e tecnologias de sensores da Lyten estão inicialmente a ser produzidos em Silicon Valley, no seu campus de 13.500 metros quadrados. 

“Tendo visitado recentemente a Lyten, juntamente com o nosso CTO, Ned Curic, e o nosso Diretor da Stellantis Ventures, Adam Bazih, ficámos impressionados com o potencial desta tecnologia para ajudar a impulsionar uma mobilidade limpa, segura e acessível”, afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis. 

As baterias de lítio-enxofre da Lyten não utilizam materiais como níquel, cobalto ou manganês, ao contrário de muitas atuais

“A plataforma de materiais da Lyten representa um investimento fundamental para a Stellantis Ventures, em linha com os nossos objetivos ‘Dare Forward 2030’ de acelerar a implementação de tecnologias inovadoras e centradas nos clientes. Em específico, a bateria de Lítio-Enxofre da Lyten tem o potencial de se tornar num ingrediente-chave para permitir a adoção massiva de veículos elétricos em todo o mundo e a sua tecnologia em termos de materiais encontra-se, igualmente, bem posicionada para ajudar a reduzir o peso dos veículos, algo necessário para que a nossa indústria atinja as metas de neutralidade carbónica”, sublinhou o CEO da Stellantis.

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Para além de produzir baterias para veículos elétricos, a Lyten está a trabalhar com clientes com quem já operava para começar a fornecer, já em 2023, baterias de Lítio-Enxofre e compósitos com infusão 3D Graphene para mercados especializados. Para já desconhece-se quando é que a Stellantis irá começar a usar estas baterias.