Mobieco

Publicidade

Para 2025. Futuro BMW Série 3 vai estrear a nova plataforma EV Neue Klasse

Texto: Francisco Cruz
Data: 9 de Maio, 2022

Embora ainda em desenvolvimento, a BMW promete inaugurar uma nova fase na sua estratégia de eletrificação, com o lançamento da futura plataforma Neue Klasse. A qual, diga-se, até já tem definido o modelo em que será estreada – o próximo Série 3.

A revelação foi feita pelo próprio CEO do BMW Group, Oliver Zipse, o qual anunciou que será a próxima geração Série 3 a inaugurar esta nova plataforma destinada a veículos 100% elétricos e que, a partir daí, servirá de base às propostas da marca destinadas ao segmento médio premium.

Intervindo na conferência de apresentação dos resultado financeiros relativos ao primeiro quadrimestre de 2022, Oliver Zipse revelou, ainda, que esta nova plataforma Neue Klasse entrará em produção em meados da presente década, ficando o seu fabrico a cargo da fábrica que o grupo possui na Hungria.

“Quando chegar ao mercado, [a nova plataforma] começará por estar disponível apenas no segmento do Série 3, sendo que, com o passar do tempo e o crescer do mercado, o mais certo é que a solução certa, para esse mesmo segmento, seja ter um único trem de força, com base nesta nova arquitectura”, explicou o CEO do BMW Group, naquilo que poderá ser também entendido como o passo rumo a uma nova estratégia, da parte do fabricante.

LEIA TAMBÉM
Com nova arquitectura. BMW prepara novo Série 3 EV já para 2025

De resto e segundo avança a Automotive News Europe, com base em informações recolhidas junto de “uma fonte próxima da BMW”,  esta nova arquitectura acabará por servir de base a uma nova e completa gama de veículos de emissão zero, os quais abrangerão desde “os segmentos de grande volume até modelos mais exclusivos e de alta performance”.

Já as propostas equipadas com motores de combustão, que a BMW pretende continuar a fabricar, serão baseados noutras plataformas que não a Neue Klasse.

Para 2025

Finalmente e no que diz respeito à futura versão 100% elétrica do Classe 3, as previsões apontam para que chegue ao mercado em 2025, prometendo, desde já, ser muito diferente do atual i3 de três volumes que o fabricante comercializa na China. O qual, recorde-se, utiliza uma versão adaptada da plataforma que serve de base ao atual Série 3 térmico.

O BMW i3 exclusivo para a China
O BMW i3 exclusivo para a China

Equipado com uma bateria de 66,1 kWh, esta berlina anuncia uma autonomia de 526 quilómetros, segundo a norma chinesa CLTC (a qual, diga-se, é bem mais generosa que o europeu WLTP), sendo esse também o único mercado onde é comercializado.