Revolução no horizonte? China mostra transformação do BMW i3 em sedan

Até aqui conhecido apenas como compacto citadino, o elétrico BMW i3 está prestes a tornar-se um Sedan, para já, apenas na China.

Até aqui conhecido apenas como compacto vocacionado para uso citadino, o elétrico BMW i3 pode estar prestes a protagonizar uma verdadeira revolução. Isto, depois de, na China, terem surgido imagens daquele que será o futuro i3 Sedan, para o mercado da China. E, também para a Europa?

Divulgadas pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, quer as imagens, quer a informação, relacionadas com aquele que será o primeiro BMW i3 Sedan, neste caso, para o vasto mercado do Império do Meio, representam, assim, uma verdadeira surpresa. Particularmente, quando comparadas com os dados do modelo que, não só a Europa, como também o resto do mundo, sempre conheceu como i3.

Não oferecendo, no entanto, qualquer dúvida quanto àquela que será a sua designação comercial - basta olhar para a denominação na traseira, logo abaixo do farolim esquerdo -, o novo i3 apresenta-se, contudo, como uma espécie de Série 3 reformulado. Em que são os aspectos como a grelha frontal totalmente fechada, um pára-choques dianteiro fortemente esculpido e jantes mais aerodinâmicas, que acabam remetendo, não apenas para o atual i3, como também para a génese elétrica do modelo.

O novo BMW i3 chinês
O novo BMW i3 chinês

A par das fotos, o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China divulgou, ainda, alguns dados sobre este novo i3 Sedan, e, nomeadamente, a potência máxima, que surge fixada nos 250 KW. O que, traduzido para a métrica Cavalo-Vapor, ou cv, significa que o modelo disporá de qualquer coisa como 340 cv de potência.

LEIA TAMBÉM
Com nova arquitectura. BMW prepara novo Série 3 EV já para 2025

Já fazendo a tradução para a unidade de valor usada nos países britânicos, também conhecida como Horse Power, ou hp, o resultado final é ligeiramente menor, ficando-se pelos 335 hp. O que, diga-se, vem, de certa forma, esclarecer a designação 35L que a unidade fotografada exibe.

Finalmente e quanto à presença da designação eDrive, tal deverá significar que se trata de uma versão de tracção apenas traseira e não com tracção integral xDrive.

Os vários pormenores e opcionais disponíveis no novo BMW i3 chinês
Os vários pormenores e opcionais disponíveis no novo BMW i3 chinês

O futuro i3 Sedan... ou um Série 3 EV?

Embora o modelo aqui mostrado se destine, inquestionavelmente, àquele que é um dos maiores mercados automóveis do mundo, a China, tal não deixa de levantar várias questões, relativamente ao resto do mundo: poderá ser este, também, o futuro i3 europeu? E para conviver com o atual modelo ou, pelo contrário, para o substituir? Ou será este o modelo que dará origem à já muitas vezes aqui falada versão 100% elétrica do futuro Série 3?

Os próximos tempos trarão, certamente, mais novidades...