Mobieco

Publicidade

Com nova arquitectura. BMW prepara novo Série 3 EV já para 2025

Texto: Francisco Cruz
Data: 23 de Outubro, 2021

No caminho para a eletrificação, a BMW prepara uma nova arquitectura para veículos elétricos, a que deu o nome de ‘Neue Klasse’, e cuja estreia terá lugar num futuro Série 3 100% elétrico (EV), com apresentação prevista para 2025.

Embora com a atual geração Série 3 (G20) ainda na primeira metade da sua existência, ou seja, ainda à espera da “obrigatória” atualização a meio do ciclo de vida – também conhecida como Life Cycle Impulse (LCI) – e o momento a partir do qual a BMW começaria, então, a pensar no sucessor, a verdade é que, informações agora divulgadas pela britânica Autocar, garantem que, o desenvolvimento de um novo Série 3, já está a decorrer. Sendo, desde já, certo, que pouco ou nada terá a ver com o atual.

Embora não sejam novas as notícias segundo as quais a atual geração Série 3 estará prestes a receber uma versão elétrica – ao que tudo indica, precisamente com a chegada da LCI e baseada na mesma plataforma CLAR das versões com motores de combustão -, a Autocar assegura que, este é um Série 3 totalmente novo. Desde logo, por ser 100% elétrico e baseado numa nova arquitectura, específica para modelos elétricos, baptizada de ‘Neue Klasse’.

Apesar da mais que provável chegada de um Série 3 100% elétrico, o atual Série 3 com motores de combustão manter-se-á vivo
Apesar da mais que provável chegada de um Série 3 100% elétrico, o atual Série 3 com motores de combustão manter-se-á vivo

Também conhecida, internamente, pela sigla NK1, esta nova plataforma, assim como o próprio modelo, não se destinam, de resto, a substituir o Série 3 “tradicional”, mas a afirmar-se, lado-a-lado, com este. Até porque, também garante a Autocar, a intenção da BMW é garantir, ao atual Série 3, uma nova geração, equipada com motores de combustão, tanto a gasolina, como Diesel.

LEIA TAMBÉM
Em desenvolvimento. BMW mostra primeiro teaser oficial da futura M3 Touring

Quanto ao futuro Série 3 100% elétrico, trata-se de um carro totalmente novo, desenvolvido desde o primeiro dia como uma proposta 100% e exclusivamente elétrica, construída a partir de uma base maior e totalmente plana. O que faz, desde logo, prever uma melhor habitabilidade, independentemente do facto de contar com um ou dois motores, assim como, com tracção traseira, ou integral.

Aliás e embora a publicação britânica apenas fale num sedan, não será uma surpresa total, caso a marca alemã opte por comercializar, igualmente e a exemplo do que já acontece no atual Série 3, uma carrinha.

Com motores desenvolvidos internamente

Ainda sobre os motores, as notícias apontam no sentido de que o fabricante de Munique tenha optado por desenvolver os propulsores elétricos dentro de portas, e não adquiri-los externamente. Até para corresponder aquela que era a intenção inicial da marca – contar com motores mais potentes e eficientes do que os utilizados, atualmente.

O BMW i4 é um dos modelos da marca de Munique com maior autonomia elétrica: 640 km
O BMW i4 é um dos modelos da marca de Munique com maior autonomia elétrica: 640 km

Relativamente às baterias, a BMW estará a ponderar, igualmente, a possibilidade de instalação de baterias com potências de carregamento até 350 kW, naquela que será uma evolução da tecnologia atual . E que também deverá ser capaz de garantir autonomias na ordem dos 700 quilómetros.

Por outro lado e como forma de combater o aumento de peso decorrente, por exemplo, da aplicação de baterias, a BMW estará a planear recorrer, de forma exaustiva, ao alumínio, conjugado com uma estrutura tipo gaiola em fibra de carbono e Polímero de Fibra de Carbono Reforçado (Carbon Fiber–Reinforced Polymer – CFRP) nalgumas áreas.

Quanto ao habitáculo e embora, pelo menos para já, os detalhes conhecidos sejam escassos, notícias referem que a BMW está a ponderar a concepção de uma ambiente Eco-Friendly, neste caso, sinónimo de recurso a materiais reciclados, tal como é possível observar no concept i Vision Circular mostrado no Salão Automóvel de Munique, em setembro passado.

O concept BMW i Vision Circular
O concept BMW i Vision Circular

Finalmente, o director de Pesquisa e Desenvolvimento da BMW, Frank Weber, deu, também, a entender, que a plataforma ‘Neue Klasse está a ser projectada para albergar, igualmente, modelos de maior performance. O que poderá significar, por exemplo, o surgimento de um M3 EV.