Mobieco

Publicidade

BMW mostra iX sem condutor a estacionar, carregar e ir à lavagem

Texto: Francisco Cruz
Data: 15 de Setembro, 2021

Depois de ter sido apresentado no recente Salão Automóvel de Munique, a BMW acaba divulgar um vídeo, em que mostra o seu novo SUV elétrico iX a estacionar, carregar as baterias e a passar pela lavagem, sem condutor. Ainda que, com o mérito a caber, não apenas ao carro, mas também a toda a infraestrutura…

Neste vídeo, a BMW começa por mostrar um condutor, ao volante do novo iX, a deixar o carro numa área pré-definida do estacionamento, passando a utilizar, já fora do automóvel, uma aplicação no smartphone, para iniciar o estacionamento automático.

Graças a uma combinação de sensores e câmaras instaladas, não somente no veículo, como também na infraestrutura de estacionamento, o iX segue até um ponto, onde, sem qualquer condutor, faz marcha-atrás para ocupar o local onde deverá estacionar.

BMW IX
BMW IX

Contudo, o processo não termina aqui, já que, em seguida, um braço robótico entra em acção, para se conectar ao iX e dar início ao carregamento da bateria.

De resto, no vídeo, é, inclusivamente, possível assistir ao SUV alemão a aproximar-se de uma estação de lavagem, localizada dentro do próprio estacionamento. Embora sem que se veja o carro a passar pelas escovas.

LEIA TAMBÉM
Graças ao LIDAR. Volvo promete carros autónomos em auto-estrada para 2022

Finalmente e uma vez regressado ao estacionamento, o condutor apenas tem de voltar a abrir a aplicação e “chamar” o veículo. O qual vem, por si só, ter ao local onde foi deixado.

Desenvolvido pela Bosch

A terminar, referir, apenas, que esta nova tecnologia, que engloba toda a infraestrutura, tem vindo a ser desenvolvida pela Bosch, juntamente com o contributo de vários construtores automóveis, entre os quais, a BMW e a Mercedes-Benz.

Aliás, ainda em 2017, um sistema de estacionamento autónomo foi instalado no Museu Mercedes-Benz, em Estugarda, Alemanha, o qual funcionou da mesma forma que o agora mostrado no Salão do Automóvel de Munique e divulgado em vídeo.