Mobieco

BMW e Jaguar Land Rover parceiras nos elétricos

Texto: Nuno Fatela
Data: 6 Junho, 2019

Vencedoras dos prémios Engine of the Year para as motorizações eletrificadas, a BMW e a Jaguar Land Rover juntam-se agora para alargar ainda mais os seus conhecimentos e desenvolvimentos neste campo

Dois dos fabricantes que se estão a assumir como referências na eletrificação são a BMW e a Jaguar Land Rover. Para quem tivesse dúvidas disso, basta ver que o i8 foi premiado pelo melhor motor híbrido nos Engine of the Year, onde o Jaguar I-Pace se destacou nos propulsores 100% elétricos. Além disso, o SUV britânico foi eleito o Carro Europeu e Mundial do Ano na última eleição dos dois prémios. E a BMW vai lançar já no próximo ano a Gen 5 eDrive, a sua quinta geração de motorizações eletrificadas, com o SUV iX3. Os bávaros recordaram ainda que o seu patamar de desenvolvimento já garante a produção de motores elétricos sem qualquer recurso a metais raros, tornando-os mais acessíveis.

 

Mas, como há sempre mais para aprender e evoluir, agora a BMW e Jaguar Land Rover são parceiras nos elétricos. O objetivo passa pela partilha da investigação e desenvolvimento na eletrificação, fazer a planificação de produtos em conjunto e até combinar a aquisição de componentes, beneficiando de preços mais reduzidos por unidade pela compra a larga escala. Apesar desta ligação entre BMW e Jaguar Land Rover, os grupos confirmaram que a produção dos motores será feita em separado, com cada marca a usar as suas instalações próprias para essa tarefa.

 

Veja também

Melhores motores de 2019 – Ferrari e Jaguar em destaque
Novos M8 Coupé têm o motor mais potente da BMW (com vídeo)
Jaguar elétrico é carro do ano
BMW desvenda iX3 concept, o precursor do seu primeiro SUV elétrico
Carro Mundial do Ano 2019 é o Jaguar I-Pace
Elegância Eterna – Jaguar E-Type Zero