Novos M8 Coupé têm o motor mais potente da BMW (com vídeo)

Texto: Nuno Fatela
Data: 5 Junho, 2019

Foram revelados os BMW M8 Coupé e BMW M8 Cabrio, que oferecem 625cv de emoções fortes nas versões Competition

Os BMW M têm um novo rei, pois foram dados a conhecer os novos BMW M8 Coupé e M8 Cabrio. Após esta revelação das fotos e das informações, a estreia ao público ficou marcada para o evento BMW #NextgGen, que vai decorrer em Munique, no BMW Welt, entre os dias 25 e 27 de junho. Posteriormente, a entrada em comercialização vai dar-se por volta de setembro. Os dois modelos surgem em versões equipadas com o motor mais potente de sempre para um BMW M8, um V8 que debita 600 cv nas versões mais calmas e que atinge os 625cv nos M8 Competition.

Desenvolvidos com recurso a um extenso programas de provas, com o know-how obtido em competição através dos M8 GTE, o aperfeiçoamento dos novos topos de gama BMW M8 passou pelo centro de provas da marca em Miramas (França), Arpejog (Suécia) e Nurburgring (Alemanha). Além disso, também Portugal deu uma ajuda, aquando da passagem dos M8 pelo Estoril durante um “périplo” que percorreu vários circuitos do mundo.

O motor BMW M mais potente de sempre

A “coqueluche” dos novos M8 chega-nos na forma de um V8 4,4L biturbo, com injeção direta a 350 bar, um sistema de refrigeração específico e os turbos colocados entre o V dos cilindros. E os apoios do motor foram reforçados, para uma ligação mais rígida à estrutura. Alcançando a potência máxima às 6000RPM, as versões “regulares” atingem os 600cv, enquanto os M8 Competition alcançam o patamar dos 625 cv. Segundo algumas fontes, os clientes europeus da BMW podem ficar contentes, pois apenas lhes é disponibilizado o motor mais potente de sempre para os BMW M, o Competition de 625 cv.

Já o binário atinge os 750Nm, numa ampla faixa que vai das 1800 às 5600 rpm ou, no caso das versões mais potentes, até às 5800 rpm. Em termos de performance isto significa acelerações 0-100km/h em 3,3 segundos para o Coupé e 3,4 segundos para o Cabrio. Nos Competition este registo é melhorado ainda em mais um décimo de segundo.

Para canalizar esta força bruta, a marca bávara confia na caixa M Steptronic de oito velocidades, ficando depois o sistema XDrive M responsável pela repartição entre os eixos, dando primazia às rodas traseiras. Os novos BMW M8 Coupé e Cabrio contemplam ainda o diferencial ativo M que garante a transferência da potência reduzindo ao mínimo as perdas. Destaque para o Drivelogic, que permite optar por três modos que são focados na eficiência, condução desportiva ou “ultra-dinâmica”.

Imagem desportiva

A estética imponente do BMW Série 8 surge também com elementos específicos que caracterizam os M, como entradas de ar mais generosas e arcos das rodas mais musculados. E a grelha icónica da marca de Munique surge com raios duplos. Além de poder equipar um pack carbono, surgem outros elementos de inspiração na competição. Como é o caso dos apêndices aerodinâmicos, onde se incluem o spoiler e também um difusor em cor contrastante à restante carroçaria e que acomoda quatro imponentes saídas de escape. Se no caso do Série 8 Coupé temos a parte superior identificável pela dupla protuberância no teto, para o descapotável a marca optou por um revestimento têxtil que demora 15 segundos a fazer as operações de abertura e fecho.

 

Com o estatuto assinalado pelos revestimentos em pele, os BMW M8 contam com elementos específicos, como o head-up display que projeta informações “M”. Ao surgirem com o Live Cockpit Professional, isso significa que os novos desportivos incluem um botão especial na consola central para aceder diretamente a configurações de motor, amortecimento, direção, tração e sistema de travagem. E podem ser guardadas configurações específicas para a sonoridade do motor, as passagens de caixa, o controlo de estabilidade e a função Auto Start-Stop. Bastante importante é também o M Mode. É ele que nos concede o acesso direto às configurações Road, Sport e, nos Competition, ao Track. Além de alterar a informação apresenta ao condutor, ele vai também atuar no comportamento das muitas assistências de segurança dos novos BMW M8.

Como referido, a primeira aparição pública dos novos BMW M8 ocorre entre 25 e 27 de junho e a entrada em comercialização entre o final do Verão e princípio de outono. Tal como aconteceu com a gama do Série 8, espera-se que também venha a surgir posteriormente uma versão “M” para a carroçaria Gran Coupé.

 

Veja também:

BMW Série 8 Coupé reinventa combinação de luxo e desportivismo
Novo BMW Série 8 Cabrio já tem preços
Faça o Estoril com o BMW M8 a 360º
Novo BMW Série 1: tracção dianteira e mais espaço
BMW X3 e BMW X4 sobem à divisão M
BMW despede-se do ex-CEO Mercedes com pequena provocação (c/ vídeo)

Partilhar