BMW “aprendeu a falar”

Texto: Nuno Fatela
Data: 8 Setembro, 2018

Depois do “Hey Mercedes”, agora vem ai o “Hey BMW” com o novo BMW Intelligent Personal Assistant.

Está dada a resposta dos bávaros da BMW ao repto lançado pelos seus rivais! O novo BMW Intelligent Personal Assistant é a reação do fabricante de Munique ao desenvolvimento, pelos rivais da marca da estrela, de um sistema bastante evoluído de comandos vocais, o MBUX. Agora os bávaros anunciam que a partir de março de 2019 será introduzido nos seus automóveis um novo assistente pessoal nos seus veículos que promete “revolucionar o prazer da condução”.

O objetivo passa por aumentar a operacionalidade dos automóveis, que vão desta forma conseguir facilitar o acesso às várias funcionalidades da viatura de forma mais direta e segura, pois basta vocalizar as ordens e receber a resposta, ao invés de estar a desviar os olhos da estrada e a tocar em botões ou nos ecrãs para introduzir os comandos. Mas a marca de Munique vai mais longe que os seus rivais, permitindo aceder ao BMW Intelligent Personal Assistant também no exterior das viatura, com recurso ao smartphone ou outros sistemas inteligentes de comandos vocais, como o Alexa da Amazon. O que significa que, seja em casa, na rua ou no trabalho, o “Hey BMW” vai estar consigo em todo o lado.

Como seria de esperar num sistema altamente evoluído, a interação entre homem e máquina vai sendo reforçada com recurso a inteligência artificial. Ou seja, além dos iniciais comandos sobre especificações do carro, alertas de segurança e o funcionamento de sistemas como a comutação das luzes, o BMW Intelligent Personal Assistant vai conhecer progressivamente as suas preferências. Assim, ao dizer que está cansado ele irá colocar em funcionamento os sistemas da viatura (massagens, iluminação, etc) para que o seu BMW se torne num “mini-spa” onde viaja com todo o conforto. E também passará a contar com conselhos sobre eficiência, rotas a adotar para chegar ao destino e mais soluções que lhe facilitam a vida.

Uma das outras ideias interessantes do novo BMW Intelligent Personal Assistant passa pelo aumento do nível de personalização destes apoios, Por exemplo, não precisa de estar a partilhar o nome do seu assistente com todos os outros utilizadores, podendo batizá-lo com o nome que pretenda. Há ainda que referir que a marca bávara destaca a capacidade do sistema lhe dar algumas respostas filosóficas bem interessantes. Por exemplo, poderá até fazer questões como “Hey BMW, qual é o sentido da vida?”.

A marca revelou já que começa a implementar esta nova solução a partir de março de 2019, altura em que ele estará disponível em 23 línguas. E, como o Brasil é um dos mercados onde a introdução do BMW Intelligent Personal Assistant está planeada para alguns meses mais tarde, em maio de 2019, seguramente que o português é uma das línguas contempladas. Mas, para aqueles que desejem ter acesso a este evoluído sistema de comandos vocais, será necessário ter uma viatura equipada com o BMW Operating System 7.0 como parte do Live Cockpit Professional. Entre os modelos que recebem esta novidade, será possível encomendar já em novembro de 2018 para o próximo Série 3 e posteriormente também para o X5, Z4 e a família Série 8.

 

Veja também:

Este é o novo painel de instrumentos digital da BMW
Regressou o BMW Z4
Família Série 8 com versão cabrio já em testes
BMW voa com a Lufthansa
Picardia entre BMW e Audi “incendeia” o Twitter

Partilhar