BMW Z4 regressa com esplendor

Texto: Nuno Fatela
Data: 24 Agosto, 2018

Foi finalmente desvendado aquele que é, provavelmente, o roadster mais aguardado de 2018, surgindo no Concurso de Elegância de Pebble Beach o novo BMW Z4 numa First Edition repleta de apontamentos desportivos

Precisamente um ano após ter estado como concept na Califórnia, o BMW Z4 regressa agora ao Concurso de Elegância de Pebble Beach na versão final de produção. E, para esta estreia, a marca bávara optou por dar a conhecer o Z4 M40i First Edition (que já circulava pela internet…), em que surgem no muito aguardado roadster “pozinhos mágicos” da divisão M que reforçam a combinação entre requinte e desportivismo. A isto junta-se um tom específico para a carroçaria, o chamativo Frozen Orange que pode apreciar nas fotos seguintes.

A marca destaca a implementação de uma linguagem de desenho que, focada no dinamismo, fez nascer a visão de um roadster desportivo. Para tal destaca a forma como foram cumpridos os objetivos de alcançar um baixo centro de gravidade, uma divisão de peso perfeita nos 50:50 e uma distância entre eixos compacta. Daqui partiu para uma imagem em que o BMW Z4 é caracterizado pelos faróis com linhas verticais e alinhados com a grelha, pela forma como o capot se alonga para as laterais num estilo desportivo, pelas entradas de ar atrás das cavas das rodas dianteiras e pelo aileron integrado na traseira.

No interior a marca afirma que optou por uma orientação das linhas de design rumo à dianteira, que é quase um convite para que o condutor desfrute da liberdade associada aos roadster e se foque apenas na estrada em frente. Caso este prefira fazer isto sem que o sol brilhe sobre a sua cabeça, no BMW Z4 M40i First Edition surge uma capota têxtil antracite com efeito prateado, que protege o habitáculo onde os revestimentos em pele negra Vernasca cobrem locais como os bancos com função memória. Neste interior não foi descurado o perfil tecnológico, como se exige nos modelos da casa bávara, algo que fica comprovado pela facto deste ser o primeiro roadster equipado com um head-up display.

Sob o capot a marca optou por colocar um bloco de seis cilindros em linha com 340cv. Esta é a força que garante uma aceleração até aos 100km/h em apenas 4,6 segundos, sendo de destacar nesta primeira edição do BMW Z4 M40i outros componentes que enriquecem o comportamento dinâmico deste descapotável. É o caso da suspensão desportiva com controlo eletrónico do amortecimento ou ainda de dois sistemas fornecidos pela M Sport, o de travagem e aquele implementado no diferencial eletrónico do eixo traseiro.

 

A marca anunciou ainda que depois da First Edition, vai desvendar a 19 de setembro os dados sobre as restantes motorizações, inovações técnicas e características do equipamento do novo BMW Z4 no dia 19 de setembro. A estreia mundial do roadster fica marcada para poucos depois, no dia 2 de outubro, quando abrir portas o Salão de Paris.

 

Veja também:

Portugal tem espaço único do Grupo BMW na Europa
As novidades de Pebble Beach em 2018
Novo Série 3 já testa em Nurburgring
BMW Z4 Concept de 2017
As melhores estreias de Pebble Beach nos últimos anos
BMW e Lutfhansa voam em conjunto

Partilhar