Publicidade

Axalta apresentou as megatendências da repintura e novas tecnologias

Texto: Carlos Moura
Data: 28 de Março, 2024

A Axalta deu a conhecer as megatendências do setor da repintura automóvel e deu a conhecer algumas soluções tecnológicas para ajudar as oficinas a ultrapassar os novos desafios. Uma delas é a tecnologia “Fast Cure Low Energy” que permite acelerar o processo de secagem e reduzir o consumo de energia. Outra novidade é a primeira máquina de mistura totalmente automática, Irus Mix. 

A Axalta Coating Systems reuniu clientes e parceiros de negócio para dar a conhecer as megatendências na área da repintura automóvel. 

Consolidação, sustentabilidade e escassez de mão-de-obra são as três megatendências apontadas por João Calha, Key Account da Axalta Coating Systems, que vão influenciar o negócio da repintura automóvel nos próximos anos.

Como consequência, os intervenientes no negócio estão a ser obrigados a alterar os seus modelos de negócio, assistindo-se a um crescimento dos grandes grupos por aquisições e fusões.

Na área da sustentabilidade, as oficinas que se quiserem manter competitivas terão de investir em tecnologia para disponibilizarem soluções mais sustentáveis porque a medição das emissões de dióxido de carbono vai ser uma realidade muito em breve e terá um impacto financeiro sobre os operadores económicos através da aplicação de taxas de carbono. 

A escassez de mão-de-obra é outro problema com se debate o setor e irá obrigar a alteração do modelo de negócio para atrair novos profissionais para a área da repintura.

Novas tecnologias

Com o objetivo de ajudar as oficinas a minimizar estes impactos, a Axalta Coating Systems tem vindo a desenvolver soluções tecnológicas que permitam acelerar o processo de repintura, tornando-o mais fácil e rentável. 

Uma das soluções já disponíveis no mercado consiste na patenteada tecnologia “Fast Cure Low Energy”, que foi concebida para reduzir o consumo de energia na cabina de pintura, ao mesmo tempo que assegura reparações da melhor qualidade. O sistema inclui aparelho e verniz de secagem rápida com baixo consumo de energia. 

LEIA TAMBÉM
Starry Night é a cor do ano de 2024 para a Axalta

A Axalta Coating Systems refere que a tecnologia “Fast Cure Low Energy” permite reduzir os custos de energia de secagem por gás direto em aproximadamente 75% com base num ciclo de secagem normal de 30 minutos a 60ºC. 

O sistema utiliza a humidade, bem como a temperatura para tornar o processo de secagem mais rápido. A Axalta Coating Systems reivindica que este é o único sistema de repintura que seca a 60ºC, 40ºC ou mesmo a 20ºC, sem comprometer a qualidade de reparação.  

Máquina de mistura automática

Outra novidade da Axalta Coating Systems consiste na máquina de mistura totalmente automática Axalta Irus Mix, que garante cores e trabalhos muito precisos com embalagens originais Axalta, maximizando a rendibilidade e minimizando o impacto sobre o ambiente.

Com base nos ensaios da Axalta, os clientes de repintura podem poupar mais de 60% em tempo de trabalho com a Axalta Irus Mix em comparação com a mistura manual. A máquina é fácil de usar e não necessita de ser operada por um técnico qualificado. O processo permite aos pintores realizarem outros trabalhos enquanto o corante está a ser misturado.

A Axalta Irus Mix foi concebida para funcionar com o sistema de garrafas comprovado da Axalta, pelo que não é necessário reencher ou decantar o produto em garrafas especiais. Além disso, as garrafas têm tampas doseadoras precisas que proporcionam uma cor exata sem desperdícios. 

O sistema de garrafas da Axalta é fabricado com 50% de plástico reciclado, realçando assim o compromisso com a sustentabilidade da empresa. 

As qualidades das suas bases bicamada premium, Spies Hecker Permahyd Hi-TEC, Cromax Pro e Standox Standoblue, estão disponíveis nestas garrafas exclusivamente com a Axalta Irus Mix.