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Mais imagens e dados. Audi RS e-tron GT anuncia-se com dois motores e 655 cv

Texto: Redação
Data: 6 de Novembro, 2020

Anunciado como o primeiro desportivo 100% elétrico da marca dos quatro anéis, o Audi RS e-tron GT volta, agora, a mostrar-se em novas fotos e, mais importante, a desvendar novas características técnicas, como é o caso dos 655 cv de potência, com sistema Overboost. Até porque as vendas da versão de produção deverão começar já em 2021.

Para já apresentado apenas nas formas de protótipo, a verdade é que a camuflagem escolhida pela Audi, para vestir o primeiro RS 100% elétrico, já pouco esconde, quanto às formas finais do sedan. Prometendo, desde já, um desportivo à altura daqueles que são os pergaminhos das versões mais performantes da Audi… mas elétrico.

Aliás e sobre o sistema de propulsão, as informações mais recentes apontam para uma solução, de dois motores elétricos, idêntica à do Porsche Taycan, com o qual este modelo partilha, de resto, também a plataforma. E que, no caso deste Audi, deverão anunciar uma potência combinada de 598 cv – 655 cv com sistema Overboost -, e um máximo de 830 Nm de binário. Valores, saliente-se, indicativos para o protótipo que surge nas imagens e que, diz a Audi, deverão permitir ao modelo acelerar dos 0 aos 100 km/h “em menos de 3,5s.”, assim como atingir uma velocidade máxima de 250 km/h.

Recorrendo a uma bateria de 93.4 kWh, dos quais “apenas” 83.7 kWh são utilizados, o Audi RS E-Tron GT poderá vir a contar, ainda, com uma segunda versão, com, não dois, mas três motores elétricos. Embora tal esteja, ainda, por confirmar.

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Quanto à sempre difícil questão, nos veículos elétricos, da refrigeração do sistema de propulsão, o RS E-Tron GT beneficia de um sofisticado sistema de gestão de temperatura, traduzido, segundo revela Christian Schröder, da PSW, uma subsidiária da Audi, “em dois sistemas de refrigeração para os componentes técnicos a funcionarem a temperaturas diferentes. O mais potente controla a temperatura do sistema de alta-voltagem das baterias, ao passo que, o outro, apenas se destina a controlar a temperatura dos motores elétricos e da restante electrónica. Além destes, existe ainda mais um sistema de refrigeração e aquecimento, para o habitáculo”.

Ainda de acordo com a marca de Ingolstadt, estes sistemas de refrigeração funcionam, inclusivamente, em interligação com o sistema de navegação e a partir do momento em que o condutor selecciona direcções para um posto de carregamento. Sendo que, cerca de 30 minutos antes de chegada ao destino, o sistema térmico ajusta a temperatura da bateria para níveis ideais, segundo a capacidade de carregamento da estação seleccionada.

Outras características agora divulgadas revelam que, com toda a sua tecnologia, o protótipo ostenta um peso de 2,3 toneladas, além de recorrer, em termos de transmissão, a uma caixa de duas velocidades, que mantém o carro em primeira, até aos 80 km/h.

“Muito divertido de conduzir!”, diz Di Grassi

Convidado a testar este protótipo, o piloto oficial da Audi Sport ABT Schaeffer no Mundial de Fórmula E, Lucas Di Grassi, comentou já que “o carro é muito divertido de conduzir! Naturalmente, um Gran Turismo como este, é muito diferente de um carro de corrida, mas, ainda assim, não faltam semelhanças, a começar pela aceleração poderosa, que, tal como acontece connosco, está disponível durante bastante tempo”.

“Com tanta tecnologia, o e-tron GT, em termos de refrigeração, consegue ser ainda mais inovador que um Fórmula E. Obviamente, as temperaturas, na Fórmula E, atingem valores ainda mais extremos, sendo essa a razão porque usamos gelo seco para baixar a temperatura, do sistema de carregamento, para níveis abaixo da temperatura exterior, durante o carregamento”.

Lucas Di Grassi considera o Audi RS e-tron GT "muito divertido de conduzir"
Lucas Di Grassi considera o Audi RS e-tron GT “muito divertido de conduzir”

No entanto, Di Grassi também refere que, “aquilo que mais gosto no e-tron GT, é, sem dúvida, a condução. Embora possam dizer que, por se tratar de um Gran Turismo, o carro destacar-se-á, necessariamente, pelo conforto na condução, para mim, enquanto piloto, não é essa a característica que eu mais destaco. Para mim, a tracção e a precisão a curvar, são os aspectos mais impressionantes neste carro”.

Além deste aspecto, o piloto destaca ainda a capacidade de travagem, que, no seu entender, “é forte, precisa e facilmente controlável.”

A terminar, referir apenas que o Audi RS E-Tron GT deverá ser oficialmente apresentado ainda este ano, com as vendas a começarem apenas em 2021.