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Irmão gémeo do futuro Macan EV. Audi prepara SUV Q6 e-tron

Texto: Francisco Cruz
Data: 26 de Fevereiro, 2021

Apresentado que está o primeiro Gran Turismo 100% elétrico a chegar ao mercado, o e-tron GT, cuja base é a mesma do Taycan, a Audi prepara já mais um produto “partilhado” com a Porsche. Neste caso, um SUV que terá a mesma plataforma do Macan elétrico, ao que tudo indica, com o nome de Q6 e-tron.

Segundo avança o site Inside EVs, este novo modelo elétrico, com os quatro anéis na grelha frontal, deverá ser apresentado em 2022, ou seja, precisamente o ano para o qual está prevista a apresentação da primeira variante exclusivamente elétrica do mais pequeno dos SUV de Zuffenhausen.

Aliás e de acordo com algumas fontes conhecedoras do processo, os dois modelos estarão, neste momento, praticamente na mesma fase de desenvolvimento, fruto também do facto de possuírem a mesma plataforma PPE – Premium Plataform Electric, base criada de raiz, pelas duas marcas do Grupo Volkswagen, especificamente para veículos elétricos.

Audi Q4 e-tron concept

Informações entretanto divulgadas apontam no sentido de que o Audi Q6 e-tron venha a apresentar dimensões exteriores muito semelhantes às do atual Q5, embora e por se tratar de um número par, tudo aponte para que possa ostentar um perfil mais de Coupé, complementado por linhas mais expressivas e marcantes.

Em termos de posicionamento, este Q6 irá colocar-se acima do já anunciado Q4 e-tron, cuja lançamento deverá ocorrer ainda este ano, também graças a uma carroçaria que poderá assemelhar-se à de uma Q8, mais compacto.

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Para já sem quaisquer dados técnicos conhecidos, a única indicação daquilo que poderá ser o Audi Q6 e-tron, em termos de características, tem origem nos rumores já surgidos relativamente ao Porsche Macan EV. Os quais referem a possibilidade da versão elétrica do mais pequeno dos SUV Porsche poder vir a anunciar uma potência a rondar os 700 cv, graças a um sistema de propulsão com dois motores.

A par desta característica, a possibilidade, ainda, de poder vir a oferecer uma autonomia elétrica a rondar os 480 quilómetros, além de uma capacidade de carregamento com potências até 350 kW.