Publicidade

Audi reforça aposta nos SUV Coupé com Q5 Sportback

Texto: Redação
Data: 23 de Março, 2020

Depois de ter lançado a variante coupé do Q3, a Audi prepara já nova derivação do género, desta feita, com base no Q5. A qual, exibindo a designação Audi Q5 Sportback, deverá ser dada a conhecer após a apresentação da actualização do atual Q5, em princípio, no final do presente ano.

Rival assumido de propostas como o BMW X4, o Mercedes GLC Coupé ou até mesmo do Range Rover Velar, o futuro Audi Q5 Sportback acaba de ser oficialmente confirmado pela própria marca dos quatro anéis, durante o evento de apresentação de resultados, relativos ao último ano.

Demonstração de uma intenção que passa por reforçar a aposta nas propostas SUV e que promete seguir lado-a-lado com o investimento na mobilidade elétrico, a Audi prepara-se, assim, para acrescentar mais um coupé à sua família de SUV, a qual conta já carroçarias deste tipo, nas gamas Q3 e Q8.

LEIA TAMBÉM
Audi Q3 Sportback – um outono com estilo

Quanto ao Q5 Sportback propriamente dito, beneficiará, desde logo, daquela que será a mais recente renovação da actual geração Q5, cuja a apresentação a Audi tem prevista, se não houver atrasos, por exemplo, devido à pandemia de coronavírus, para o final do presente ano.

Lançado em 2016, aquele que é também o SUV da marca de Ingolstadt mais vendido em todo o mundo, deverá ser revisto de cima abaixo, como forma não só de enfrentar o resto do seus ciclo de vida, mas também uma concorrência agressiva a que mantém um ataque cerrado ao segmento.

Último SUV de Ingolstadt a estrear uma variante Coupé, o Q3 Sportback servirá de exemplo na concepção do futuro Q5 também Sportback
Último SUV de Ingolstadt a estrear uma variante Coupé, o Q3 Sportback servirá de exemplo na concepção do futuro Q5 também Sportback

Aliás, a par de uma actualização estética, a expectativa é que o renovado Audi Q5 traga igualmente novidades no capítulo dos motores e tecnologia. Sendo que, na base, manter-se-á a mesma plataforma, embora actualizada.

Audi Q5 Sportback com base actualizada e aspecto mais agressivo

Quanto à variante Sportback, seguirá uma estratégia muito semelhante à aplicada no Q3 Sportback, relativamente ao Q3 de carroçaria mais… familiar. Ou seja, apostará num desenho exterior mais agressivo, marcado também pelo característico perfil coupé, ao mesmo tempo que, no interior do habitáculo, as diferenças para o modelo que lhe serve de base, serão mínimas; a não ser, talvez, numa mais que provável penalização, no capítulo da habitabilidade…

Até aqui disponível apenas com um tipo de carroçaria, independentemente do posicionamento mais ou menos desportivo, o Audi Q5 vai, no entanto, passar a contar, igualmente, com uma variante coupé
Até aqui disponível apenas com um tipo de carroçaria, independentemente do posicionamento mais ou menos desportivo, o Audi Q5 vai, no entanto, passar a contar, igualmente, com uma variante coupé

Finalmente e no que concerne a motores, embora ainda nada se saiba de forma oficial, é expectável que o Audi Q5 Sportback venha a beneficiar das mesmas motorizações da variante mais familiar, com uma ou outra excepção. Sendo que a diferença deverá fazer-se igualmente notar no preço, com o Sportback a mostrar-se um pouco mais caro.

Certezas, no entanto, só mais perto da apresentação, quer do Q5 renovado, quer do Q5 Sportback, em princípio, lá mais para o final do ano…