Mobieco

Publicidade

Audi Q4 e-tron. Atualização acelera tempo de carregamento

Texto: Carlos Moura
Data: 10 de Março, 2022

A Audi introduziu uma atualização no SUV Q4 e-tron que permite um tempo de carregamento mais rápido para os modelos com baterias de maior capacidade, bem como  uma oferta alargada de serviços online através do Audi Connect e da app myAudi.

Os modelos da gama Audi Q4 e-tron equipados com bateria com capacidade total de 82 kWh e líquida de 76.6 kWh – Q4 40 e-tron, Q4 45 e-tron quattro Q4 50 e-tron quattro, bem como as versões Sportback associadas – receberam uma atualização de software que permite carregar até 135 kW de energia, reduzindo o tempo de carga.

Assim, o tempo de carregamento ideal de 5 a 80 por cento diminui para 29 minutos no Q4 40 e-tron e Q4 Sportback 40 e-tron, enquanto para os modelos Q4 45 e-tron quattro, Q4 50 e-tron quattro e Q4 Sportback 50 e-tron passa para 36 minutos.

O Audi Q4 e-tron tem agora maior autonomia. Mas apenas nas versões com baterias maiores
O Audi Q4 e-tron tem agora maior autonomia. Mas apenas nas versões com baterias maiores

Segundo a Audi, estas melhorias devem-se ao software otimizado para os sistemas de gestão térmica e controlo térmico da bateria. 

Todos os modelos mantêm a condução livre de C02, alcances de longa distância e possibilidade de serem carregados em cerca de 320.000 postos de carregamento de 26 países europeus com a opção Charging Service e-tron.

Amazon Alexa no Audi Connect

No domínio dos serviços conectados, a integração da assistente virtual da Amazon, Alexa, o Audi Connect passou a permitir a gestão do calendário ou da lista de compras através do sistema de voz, assim como o controlo dispositivos inteligentes compatíveis com o Audi Q4 e-tron. Perfis individuais de utilizador no carro, opções de navegação de última geração e funções de aplicação melhoradas sobre o estado do carro e posição de estacionamento completam o portfólio de conexão.

O SUV elétrico da Audi passa a estar disponível com um ecrã tátil MMI opcional de 11,6 polegadas – o maior de sempre num automóvel da marca, e a resolução de 1.764 x 824 pixels vem de série com os pacotes MMI pro e MMI plus.

LEIA TAMBÉM
Audi Q4 50 e-tron quattro. O futuro, hoje

A aplicação gratuita myAudi também possui novas funcionalidades. As rotas pré-planeadas podem ser convenientemente enviadas para o carro através da aplicação.

O planeador de rotas e-tron planeia automaticamente as paragens para carregamento com base no trânsito atual, tendo em conta o perfil de consumo individual do condutor. A aplicação também pode ser usada para definir uma meta de carregamento, onde o condutor é notificado através de uma notificação push no seu telemóvel quando o nível de bateria pretendido é atingido.

Pacote Black Optics Plus

Com o objetivo de realçar e personalizar mais ainda o visual dinâmico do Audi Q4 e-tron passa a estar disponível o pacote Black Optics Plus. 

Os realces pretos na área Singleframe, tal como os anéis Audi pretos e a moldura da grelha destacam a parte frontal. Os pára-choques dianteiro e traseiro também são realçados a preto, assim como o corte nas janelas laterais. Além disso, agora todos os modelos Q4 e-tron vêm em preto (até então só a primeira edição).