Publicidade

Audi e Airbus criam “dois em um” que é carro e helicóptero

Texto: Nuno Fatela
Data: 8 de Março, 2018

Este projeto designado Pop.Up é liderado pela Italdesign, e conta com o apoio da Audi e Airbus para criar um conceito que junta viagens terrestres a aéreas. Uma interessante solução que pretende reduzir os engarrafamentos e reduzir a poluição nas cidades.

Habitualmente quando se fala de viagens intermodais, os conceitos passam pela associação entre automóveis e os designados meios de transporte ‘last mille’, como trotinetes e bicicletas elétricas para a parte final dos trajetos em ambiente urbano. Mas agora a Italdesign, Audi e Airbus mostram no Salão de Genebra uma nova abordagem a esta realidade, que junta mobilidade vertical e horizontal. Esta é a solução preconizada pelo Pop.Up, uma cápsula para dois passageiros que pode ser acoplada a uma plataforma para funcionar como automóvel ou, em alternativa, estar ligado a um sistema de rotores no topo para fazer viagens pelo ar.

A ideia passa do Pop.Up que junta Audi e Airbus é principalmente reduzir os congestionamentos, já que permite optar pelo local para fazer os trajetos. Mas este é também um conceito ecológico, pois recorre apenas a motores elétricos para se mover por terra ou por ar. E igualmente mais seguro, pois contempla apenas a condução autónoma. Outro dos destaques está na forma como a própria cápsula procura ser base para uma nova interação homem-máquina, contando com um grande ecrã de 49’’ (124,5cm) e ainda com capacidade para receber comandos vocais, fazer reconhecimento facial e seguir o movimento ocular.

A Italdesign concebeu o projeto original do Pop.Up em 2017. Agora, com a Audi e Airbus, apresenta a evolução desta cápsula ultraligeira integrando o know-how de duas especialistas nas viagens por terra e por ar. A marca dos quatro anéis está focada nas áreas da automação, para a condução autónoma, e ainda nas tecnologias de baterias (ensinamentos que mostra em Genebra com os protótipos de desenvolvimento do SUV e-Tron). A Airbus foca-se nas viagens aéreas e no sistema de acoplamento da cápsula, uma solução fabricada em titânio com três pontos de tranca rotativos e onde os sensores e alinhamento necessários para essa simbiose foram igualmente focados.


Este Pop.Up poderá ter como rival outro projeto apresentado em Genebra, o primeiro carro voador que entrará em comercialização


Quando viaja por terra o Pop.Up apenas atinge os 100km/h, recorrendo para tal a dois motores no eixo traseiro que têm 80cv. As baterias utilizadas são de 15kWh e a autonomia ronda os 130km. A cápsula que pode ser conetada tem as dimensões de 2647cm de comprimento, 1415mm de largura e 1540mm de altura. O peso máximo suportado é de 200kg.

O módulo aéreo do Pop.Up da Italdesign, Audi e Airbus tem oito motores elétricos e igual número de rotores, com a potência total situada nos 214cv. Sem bagagem ele consegue uma autonomia de 50km pelos ares, através das baterias de 70kWh, que podem ser carregadas em 15 minutos. A sua velocidade máxima é de 120km/h.

 

Com os pneus bem assentes no asfalto mas capaz de causar estratosféricas sensações é o ZeroUno, um estupendo desportivo que foi recentemente apresentado e tem também assinatura da Italdesign