Publicidade

Primeiro “carro voador” de produção aterra em Genebra

Texto: Miguel Policarpo
Data: 1 de Fevereiro, 2018

O resultado do inovador projeto da companhia holandesa PAL-V será apresentado no Salão de Genebra. Falamos do Liberty, um carro voador com três rodas e hélices cuja primeira edição poderá ser encomendada por cerca de meio milhão de euros.

O Liberty é um triciclo homologado para circular em estrada e no ar concebido pelos holandeses da PAL-V. Este veículo estreará no Salão de Genebra e já tem a primeira edição projetada, a ‘Pioneer Edition’, disponível por um preço a partir dos 500 mil euros. Esta módica quantia inclui treino de voo e personalização de componentes. Apenas 90 unidades desta edição do carro voador serão vendidas, cerca de metade para o continente europeu. Posteriormente será comercializada a edição “normal”, com menos extras mas que manterá a oferta do curso de voo, com preços a partir dos 300 mil euros.

Este carro voador tem dois motores, um para a condução em estrada, capaz de debitar 100 cv de potência, e outro para voar, com uma potência próxima dos 200cv. Este conjunto baseia-se no sistema de propulsores Rotax. A conversão do modo de condução para o de piloto demorará entre 5 a 10 minutos, sendo uma “metamorfose” automática que necessita de apoio do condutor para algumas funções como desdobrar as hélices e montar o propulsor. O condutor/piloto terá de estar licenciado para voar e não poderá aterrar e voar em qualquer lado, sublinha a PAL-V.

A companhia refere que o barulho gerado pelo Liberty em modo de voo será parecido ao de uma pequena asa de um avião, sendo muito mais reduzido do que o de um helicóptero. A velocidade máxima que atinge em terra é de 160 km/h, acelerando dos 0 aos 100 km/h em 9 segundos, e consegue atingir altitudes de até 3500 metros e voar a velocidades de 180 km/h.

A PAL-V colaborou com empresas italianas de design para conceber o carro voador e testou protótipos em 2009 e 2012. “Após anos de trabalho árduo, de ultrapassar desafios técnicos e de qualificação, a nossa equipa criou com sucesso um inovador carro voador que cumpre os padrões de segurança determinados por organismos reguladores pelo mundo”, revela Robert Dingemanse, CEO da empresa.

Parece algo saído de um filme de ficção científica, mas a verdade é que já em março o carro voador aterra/pára em Genebra…

Fonte: AutoCar