O primeiro Audi 80 foi introduzido há 50 anos e deu origem a um novo segmento, o das berlinas compactas. As inovações introduzidas pela marca foram reconhecidas pela imprensa especializada com o prémio de “Car of the Year 1973”.
Primeiro modelo a atingir vendas de um milhão de unidades, o Audi 80 assinala o 50º aniversário desde o lançamento em 1972. Este modelo compacto de três volumes é um dos mais importantes para a marca dos quatro anéis e para o próprio Grupo Volkswagen, já que foi o pioneiro do design modular.
A equipa responsável pela criação do primeiro Audi 80 foi incumbida de desenvolver um automóvel familiar que fosse “moderno mas não necessariamente na moda”.
Tal como na construção de automóveis de corrida, o então diretor técnico de desenvolvimento técnica da Audi, Ludwig Kraus, pediu aos seus colaboradores para analisarem cada componente. O objetivo era ver onde seria possível reduzir ainda mais o peso sem, no entanto, comprometer a qualidade, solidez e resistência a longo prazo.
O Audi 80 entrou em produção em 1972 e impressionou os clientes pelo seu comportamento desportivo e baixo consumo de combustível. O seu lançamento coincidiu praticamente com o início da primeira crise petrolífera em 1973 e tornou-se numa das opções mais racionais daquela altura.
Baixo peso
Denominada B1, a primeira geração do Audi 80, deu origem a um novo segmento de mercado – berlina compacta ou série B – e completou a oferta de modelos da marca de Inglostadt.
O modelo de base de duas portas tinha um comprimento de 4,18 metros, uma distância entre-eixos de 2,47 metros e pesava apenas 835 quilos, uma das exigências de Ludwig Kraus.
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O engenheiro de suspensões Detlef Banholzer implementou, pela primeira vez, uma afinação de raio negativo no eixo da direção num veículo europeu produzido em massa – uma solução que melhora muito a estabilidade durante a travagem.
Com a disposição diagonal do sistema de travagem hidráulico, a Audi colocou, também, a segurança dos passageiros e dos outros utilizadores da estrada como uma prioridade. Uma configuração de eixo de torção com amortecedores e molas serve como suspensão traseira. As rodas dianteiras são controladas por triângulos e por uma geometria de suspensão do tipo MacPherson.
Por sua vez, o motor do Audi 80 está montado em posição longitudinal à frente do eixo dianteiro – as rodas de tração – enquanto a transmissão de quatro velocidades está localizada logo atrás.
Inovações técnicas
Na fase de lançamento estavam disponíveis quatro motores, com cilindradas entre os 1,3 e 1,6 litros, potências entre os 55 e os 100 cv. O grande destaque do design do motor de quatro cilindros, muito vivo e de conceção simples, é o controlo das válvulas feito através de árvore de cames à cabeça, com distribuição acionada por correia dentada, e com batentes de válvulas hidráulicos, sem manutenção.
O Diretor de Desenvolvimento Técnico, Ludwig Kraus, apresentou esta ideia de uma nova série de propulsores de conceção modular, desenvolvendo o motor de quatro cilindros com árvore de cames à cabeça (OHC). Projetado pelo engenheiro Franz Hauk e pela sua equipa, o motor é conhecido internamente pelo código EA 827 e tornou-se o motor mais produzido pelo Grupo Volkswagen.
O Audi 80 venceu o prémio “Car of the Year” nesse mesmo ano e conquistou, igualmente, a imprensa internacional especializada. A tecnologia presente neste modelo introduziu inúmeras soluções novas que passaram rapidamente a poder ser encontradas em muitos modelos do Grupo Volkswagen.
O Audi 80 também se tornou rapidamente um sucesso de vendas. No final da produção do B1 em 1978 já tinham saído da linha de montagem mais de um milhãoo de unidades.
Como a capacidade de produção na fábrica de Ingolstadt já não conseguia dar resposta à procura, as fábricas da Volkswagen em Wolfsburg e Emden passam a estar envolvidas na produção.
Quatro gerações
O Audi 80 e os modelos que lhe sucederam têm-se destacado pelas grandes inovações. O motor TDI de quatro cilindros, a transmissão quattro com diferencial central autoblocante, a transmissão de dupla embraiagem e o diferencial desportivo no eixo traseiro – para não mencionar os motores turbo de cinco cilindros como no primeiro modelo RS – demonstraram repetidamente a perícia Vorsprung durch Technik da Audi.
O designer Hartmut Warkuss ajudou a moldar o design do primeiro Audi 80 num novo estilo de objetividade dos anos 70. Em 1976, Warkuss é promovido a Diretor de Design da Audi, deixando uma impressão duradoura no design de várias gerações nas séries B, C e D da Audi.
O Audi 80 conheceu quatro gerações (B1 a B4) até 1994/95 até ser substituído pelo Audi A4, conhecido internamente como o B5. Com este modelo, a marca introduziu uma nova nomenclatura para os seus automóveis. O Audi A4 está agora na sua quinta geração, o B9, e está disponível como limousine e Avant, como modelo S e RS, bem como o Audi A5 nas versões Coupé, Sportback e Cabriolet.