Publicidade

Será? Audi está a pensar na primeira pick-up da sua história

Texto: Carlos Moura
Data: 21 de Março, 2022

O CEO da Audi, Markus Duesmann, admitiu que a marca está a pensar na primeira pick-up da sua história e foi mais longe ao afirmar que um protótipo poderá ser revelado a curto prazo. Tudo o resto são especulações e aqui damos conta de algumas.

A Audi poderá acrescentar uma pick-up à sua gama, segundo adiantou o CEO da marca dos quatro anéis Markus Duesmann, durante a conferência de imprensa para apresentação dos resultados anuais da empresa. O executivo sugeriu mesmo a revelação de um protótipo com carroçaria de pick-up.

Inquirido sobre a possibilidade de uma pick-up, o CEO da Audi afirmou: “Não posso prometer que iremos fazer uma, mas estamos a analisar.” O “patrão” da marca dos quatro anéis acrescentou que a Audi irá apresentar em breve um protótipo de uma pick-up. “Na verdade, vamos apresentar – não daqui a muito tempo – alguma coisa”.

Markus Duesmann, CEO da Audi

Esse protótipo será a primeira pick-up na história da Audi. Apesar de não terem sido divulgadas as suas dimensões exteriores já correm especulações baseadas nas plataformas disponíveis do Volkswagen Group. Se a pick-up tiver motor de combustão interna, a opção mais óbvia será a Audi utilizar a plataforma da segunda geração da Volkswagen Amarok, a qual é partilhada com a Ford Ranger. Isso posicionaria a pick-up da Audi no segmento da uma tonelada, onde estão presentes modelos como a Toyota Hilux, Isuzu D-Max ou a Mitsubishi L200.

O segundo cenário seria uma pick-up elétrica para concorrer com modelos como o Ford F-150 Lightning, Tesla Cybertruck e GMC Hummer EV, embora as possibilidades de comercialização na Europa sejam menores devido às dimensões dos veículos deste segmento.

Inspiração no AI:Trail?

A Audi,no entanto, tem acesso às várias plataformas para veículos elétricos, incluindo a MEB e a PPE, sendo que ambas oferecem a capacidade de tração integral e uma elevada modularidade em termos de dimensões e potência. Provavelmente, a Audi poderá decidir-se por uma pick-up elétrica, já que irá lançar o último modelo de combustão interna em 2026, antes de se tornar totalmente elétrica na próxima década. Isto significa não existe muito tempo para algo novo com motor de combustão interna por baixo do capot.

Audi AI:Trail

Em termos de estilo exterior, a Audi pode ir buscar inspiração ao protótipo de um veículo de todo-o-terreno apresentado em 2019, o AI:Trail. Obviamente que a maioria das linhas estilísticas necessita de ser otimizada para a produção. Um modelo como este poderia dirigir-se a clientes com um estilo de vida ativo e pretendem uma viatura com um interior premium, dotado com a mais avançada tecnologia do Grupo Volkswagen, incluindo uma afinação ativa da suspensão e capacidade de condução autónoma. 

LEIA TAMBÉM
Volkswagen revela esboços da nova pick-up Amarok

A última vez que uma marca premium entrou no segmento das pick-up, o resultado não foi o esperado pelos responsáveis. O Mercedes-Benz Classe X começou a ser produzido em 2017, partilhando a estrutura de longarinas e travessas com o Nissan Navara e o Renault Alaskan. As vendas abaixo das expetativas ditaram o fim da sua carreira em maio de 2020 quando foi interrompida a produção. Veremos se as coisas correm de forma diferente para a Audi, caso a marca dos quatro anéis decida mesmo avançar com a sua pick-up.