Publicidade

Cuidado! Este Aston Martin Vantage dá choques elétricos

Texto: Carlos Moura
Data: 1 de Abril, 2022

A AddArmor desenvolveu uma versão blindada do Aston Martin Vantage, equipado com um dispositivo que dá choques elétricos a quem tentar abrir os puxadores das portas. O dispositivo é ativado a partir do habitáculo. 

Os norte-americanos da AddArmor, especializados em veículos blindados, apresentaram a sua mais recente criação, que transforma um Aston Martin Vantage num automóvel à prova de bala que muito bem poderia ser conduzido pelo célebre James Bond 007.

O Aston Martin Vantage blindado recebeu a especificação de nível de proteção B4 da AddArmor, que inclui reforços em material compósito nas portas e nos painéis laterais, pára-brisas à prova de bala, um tejadilho em aço resistente a explosões, revestimento de proteção no depósito de combustível e uma suspensão reforçada.

O habitáculo do Aston Martin Vantage by AddArmor está preparado para oferecer um elevado nível de proteção aos ocupantes

O Aston Martin Vantage conta igualmente em saídas de escape à prova de chamas, pneus anti-furo, mas o dispositivo mais interessante será o sistema de choques elétricos nos puxadores das portas, ativado por um botão no painel de bordo. 

O preço deste pacote de proteção anti-intrusão começa nos 29.275 euros (32.500 dólares), que acresce ao valor do veículo base.  

Ligeiro aumento de peso

Ao contrário do que se poderia julgar, o sistema de blindagem não penaliza muito o peso do veículo. Segundo a AddArmor, a utilização de Kevlar aumenta o peso em apenas 204 kg. Por outro lado há ainda que contar com o peso do tejadilho em aço e da placa de proteção inferior, assim como a nova suspensão e sistema de escape.

Apesar do ligeiro aumento de peso, as prestações não ficaram comprometidas

Todavia, a AddArmor reivindica que as modificações não penalizam as prestações deste desportivo britânico, graças ao peso inferior da blindagem em comparação com os aços balísticos tradicionais.

LEIA TAMBÉM
Este Mercedes G63 blindado é um luxo sobre rodas

Na verdade, o motor biturbo V8 AMG de 510 cv e 685 Nm deverá conseguir contrariar o aumento de peso, mantendo quase inalteradas as excecionais capacidades dinâmicas deste desportivo. Além disso, seria interessante ver o mesmo trabalho realizado pela AddArmor no novo (e já esgotado) V12 Vantage, cujo propulsor V12 biturbo de 5,2 litros, debita uns impressionantes 700 cv de potência e um binário de 753 Nm.