Mobieco

Publicidade

O superdesportivo mais rápido em aceleração. Aspark Owl já chegou à Europa

Texto: Redação
Data: 31 de Dezembro, 2020

Apresentado em 2019, com a ambição declarada de tornar-se o superdesportivo elétrico com a maior capacidade de aceleração no mundo, o Aspark Owl está já disponível para venda, tanto nos Estados Unidos, como na Europa. Preços a partir de 2,9 milhões de euros, no caso do Velho Continente.

O anúncio foi feito pelo próprio fabricante japonês, Aspark Company, avançando que o Owl – Coruja, em português – entrou já em produção, num processo em que participa igualmente a empresa italiana especializada no fabrico de automóveis personalizados, Manifattura Automobili Torino.

De resto, a Aspark tem previsto produzir apenas 50 unidades do seu superdesportivo elétrico, o qual é também o modelo de estreia do pequeno fabricante japonês.

Quanto à comercialização, a Aspark avança que o modelo será vendido “através da sua rede de concessionários de prestígio”, a qual, diga-se, é ainda bastante pequena. Conforme, aliás, demonstra a própria lista divulgado pelo fabricante, da qual fazem parte apenas duas entradas: Beure, em França, onde fica localizado, pelo menos para já, o único concessionário europeu certificado para vender o Owl, e Miami, na Flórida, EUA.

LEIA TAMBÉM
A brutal aceleração do Aspark Owl, o elétrico japonês supersónico

Apesar deste facto, a Aspark também refere que o superdesportivo está já à venda na concessão que a marca abriu em Osaka, no Japão, sendo que, em breve, mais representantes serão adicionados à lista.

Sobre o superdesportivo japonês propriamente dito, importa recordar que foi apresentado, em 2019, com a ambição declarada de ser o modelo mais rápido na aceleração, no mundo, capaz de realizar a tradicional aceleração dos 0 aos 100 km/h em não mais que 1,72 segundos!

A justificar este número, numa proposta 100% elétrica, quatro motores elétricos, a garantirem uma potência conjunta de 2.012 cv, assim como 2.000 Nm de binário, com a energia a ser assegurada por uma bateria de iões de lítio de 64 kWh. A qual permite anunciar, ainda, uma autonomia total de 450 quilómetros, segundo a norma NEDC, assim como uma velocidade máxima a anunciada de 400 km/h.

Igualmente a contribuir para as fantásticas prestações, o facto do Owl contar com uma monocoque em fibra de carbono, o mesmo material escolhido para a carroçaria. A que se juntam uma série de sistemas aerodinâmicos activos e um set de travagem com discos em carbo-cerâmica e pinças de 10 pistons à frente.