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Chega em 2021. Hennessey Venom F5 apresentado com V8 e 1.817 cv de potência

Texto: Carlos Moura
Data: 16 de Dezembro, 2020

A Hennessey vai iniciar a produção do hipercarro Venom F5, equipado com um motor V8 biturbo de 1.817 cv. A combinação com uma caixa de sete velocidades e um peso total de apenas 1360 kg permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de três segundos e alcançar uma velocidade máxima de 500 km/h!

Cerca de três anos após a sua revelação, o Hennessey Venom F5 está quase pronto para entrar em produção. As entregas deste exclusivo hipercarro, do qual serão construídas apenas 24 unidades, deverão começar no próximo ano, após os ensaios para as últimas afinações deste potente veículo. A Hennessey afirma que o F5 será capaz de alcançar uma velocidade máxima de 500 km/h.

O construtor irá conseguir atingir essa velocidade graças a um motor V8 biturbo de 6,6 litros que debita uns impressionantes 1817 cv e desenvolve um binário de 1617 Nm.

Para acelerar dos 0 aos 100 km/h serão necessários menos de três segundos e alcançar os 200 km/h. Em conjunto com um peso de apenas 1360 kg, este superdesportivo oferece uma relação potência-peso de 1289 cv por tonelada.

A reduzida tara deve-se a um chassis monocoque em fibra de carbono, a um tubo em carbono com 89 kg e a painéis da carroçaria também em fibra de carbono. Tudo neste hipercarro está orientado para o condutor, com um interior despido e poucos luxos.

Habitáculo inspirado num avião e num F1

O condutor senta-se num espaço reduzido no habitáculo, tendo ao seu dispor um volante inspirado num comando de um avião e de um carro de Fórmula 1.

A Hennessey removeu a parte superior do volante para melhorar a visibilidade e encorajar o condutor a encostar a cabeça no banco. O volante inclui comandos da iluminação, do limpa pára-brisas, das luzes de mudança de direção e dos modos de condução.

O Hennessey F5 vai contar com cinco modos de condução: Sport, Track, Drag, Wet e F5. Este último é o único que disponibiliza a potência máxima do motor. Um carro de caraterísticas puramente desportivas conta naturalmente com tração traseira, transmitida através de uma caixa semi-automática de sete velocidades.

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As rodas traseiras possuem jantes de 20 polegadas e pneus Michelin Pilot Cup Sport 2 345/50, enquanto as dianteiras possuem jantes de 19 polegadas e pneus 265/35. A Michelin vai testar os pneus em função das velocidades e cargas do Venom F5.

O motor, que pesa apenas 289 quilos, possui um bloco numa nova liga de aço, cabeças dos cilindros em alumínio. Uma única tomada de ar para o intercooler ajuda a reduzir a temperatura do ar e a maximizar a potência.

Uma só opção

A Hennessey irá propor apenas uma opção no Venom F5 – o Pack Track – que acrescenta um agressivo difusor dianteiro, enquanto o spoiler traseiro é substituído por uma asa.

O sistema de travagem é assegurado por travões em cerâmica-carbono de 15,35 polegadas, com seis pinças à frente e quatro atrás. 

O preço aumentou de 1,8 milhões de dólares (1,48 milhões de euros) para 2,1 milhões de dólares (1,72 milhões de euros).