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Na despedida do Giulietta. Alfa Romeo garante continuidade do Giulia… elétrico

Texto: Francisco Cruz
Data: 5 de Abril, 2022

Apesar de a preparar o lançamento de mais SUV, a Alfa Romeo promete não deixar cair as berlinas e, mais concretamente, o atual Giulia. O qual, no entanto e segundo as últimas declarações, deverá ter nova geração…. elétrica.

A revelação foi feita pelo próprio CEO da Alfa Romeo, Jean-Phillipe Imparato, que, em declarações recentes, assumiu que, ao contrário do Giulietta, que já não deverá regressar, o Giulia tem continuidade assegurada.

Segundo este responsável, a atual proposta da marca de Arese para o segmento D deverá conhecer, no futuro, uma nova geração. A qual, no entanto, “será um modelo de propulsão exclusivamente elétrica”, revelou Imparato.

O Alfa Romeo Giulia na versão GT Junior
O Alfa Romeo Giulia na versão GT Junior

Contudo e ainda antes da chegada desta nova geração, a berlina italiana dada a conhecer, pela primeira vez, em 2015, deverá receber um restyling, o qual abrangerá, igualmente, o SUV Stelvio, que com o Giulia partilha grande parte das soluções mecânicas.

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Ainda quanto ao futuro Giulia EV e embora, pelo menos para já, não existam informações sobre aspectos como a componente técnica, a Carscoops avança que o modelo deverá ter como base a arquitectura STLA Medium desenvolvida no seio do grupo Stellantis a que hoje em dia a Alfa Romeo pertence.

Sendo que e apesar de estarmos a falar de um Veículo Elétrico (EV), Imparato também já garantiu que está a ser ponderada a possibilidade de produzir versões Quadrifoglio, não só deste modelo, como de toda uma futuro gama zero emissões que o construtor automóvel tem previsto lançar.

Hatchbacks como o Giulietta? É para esquecer!…

Pelo contrário, o que parece já decidido no seio da Alfa Romeo, é o fim dos hatchbacks, com o CEO da marca a assumir, em declarações à Automotive News Europe, não existir qualquer intenção ou previsão de lançamento, de um substituto para o lugar do já condenado Giulietta.

Alfa Romeo Giulietta
Alfa Romeo Giulietta

No entender de Jean-Phillipe Imparato, “para o segmento compacto, passámos a contar com o Tonale, que já é um produto global. O Giulietta, pelo contrário, era um produto apenas europeu, e nós queremos que a Alfa Romeo seja uma marca global”.

De resto e com esta tomada de posição, tudo aponta para que e ao contrário do que chegou a ser aventado, a Alfa Romeo não venha a contar com qualquer derivação do Delta elétrico que a Lancia estará já a preparar, preferindo, sim, direccionar-se mais para os SUV e crossovers.

Aliás e segundo aqueles que são os planos já conhecidos para a marca de Arese, as expectativas são de que, chegados a 2027, o fabricante conte com uma oferta 100% elétrica, da qual deverá fazer parte um pequeno SUV (Brennero), um SUV compacto (Tonale), uma berlina desportiva (Giulia), um SUV médio (Stelvio), um SUV grande capaz de rivalizar com propostas como os BMW X5 e X6, e, finalmente, uma proposta porta-estandarte com um certo nível de luxo, que a Alfa Romeo espera conseguir posicionar lado-a-lado com referências como o Mercedes-Benz EQS.

O mais recente dos SUV da marca de Arese, o Tonale
O mais recente dos SUV da marca de Arese, o Tonale

Vendas (também) vão ter de duplicar

Entretanto e para que todas estas novidades possam ser uma realidade, o fabricante espera, igualmente, chegar a 2023 com vendas globais acima dos 100.000 carros. Graças, neste caso e também, ao contributo do novo Tonale.

Recordar que, em 2021, com apenas o Giulia e o Stelvio à vendas nos concessionários, a Alfa Romeo terminou o ano com cerca de 56 mil veículos transacionados.