Publicidade

Para 2022. Abarth 595 e 695 renovam-se com quatro pacotes de personalização

Texto: Carlos Moura
Data: 10 de Março, 2022

A Abarth renovou as suas duas gamas 595 e 695, que passam a estar disponíveis em quatro pacotes de personalização e dois níveis de potência, mantendo-se fiel ao ADN da marca fundada por Carlo Abarth.

Enquanto a Abarth não arranca com o seu processo de eletrificação de uma versão mais musculada do novo 500, a marca do Escorpião apresentou uma nova atualização dos modelos 595 e 695 equipados com motor de combustão interna, que passam a dispor de duas novas motorizações e quatro pacotes de personalização.

Segundo a Abarth, a gama de 2022 presta homenagem à criatividade do seu fundador Carlo Abarth (1908-1979), embora nada seja verdadeiramente inovador na sua oferta, que consiste em versões atualizadas de um modelo estreado em 2008.

Abarth 695 Turismo

Os modelos da Abarth continuam a estar disponíveis com o conhecido motor de quatro cilindros de 1,4 litros T-Jet com turbocompressor Garret. Este bloco cumpre as emissões Euro 6D Final e oferece uma potência de 165 cv no 595 e 180 cv no 695, deixando de ser comercializadas em 2022 as versões menos potentes. A potência é transmitida às rodas dianteiras por uma caixa manual de cinco velocidades ou em opção uma automática também de cinco relações com patilhas.

A Abarth anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h de 7,3 segundos para o 595 e de 6,7 segundos para o mais potente 695.

Quatro pacotes

Se os modelos dos anos anteriores eram propostos em vários níveis de equipamento, a Abarth optou, desta vez, em lançar pacotes de personalização. Isto significa que os clientes podem construir o modelo mais adequado aos seus gostos e necessidades, graças aos quatro pacotes construídos com as mais autênticas tradições da Abarth em mente. 

O Abarth 595 pode ser equipado com o “Pack 595 Turismo”, mais focado no estilo, enquanto o “Pack F595″, que enfatiza a performance. Da mesma forma, o já de si exclusivo Abarth 695 pode ser ainda alvo de maior personalização com o requintado “Pack 695 Turismo” ou com o “Pack 695 Competizione”.

Pacote Racing Style inclui Spoiler ad Asseto Variabile

Além disso existem mais sete opções de personalização, combinando-se opções mais populares, com poupanças financeiras significativas, estando disponíveis para ambos os modelos (exceto o “Pacote Racing Style”, exclusivo do Abarth 695).

Uma das caraterísticas mais significativas do pacote Racing Style é o “Spoiler ad Assetto Variabile” – ajustável a 12 posições, com inclinação variável dos 0° aos 60° – o que permite um aumento da carga aerodinâmica, resultando numa maior estabilidade em curva e numa maior capacidade de resposta em secções mistas. Na posição de inclinação máxima (60°), o spoiler aumenta a carga aerodinâmica até a um máximo de 42 quilogramas, a uma velocidade de 200 km/h.

595 Turismo e F595

A versão de entrada na gama da Abarth é o 595 Turismo que oferece elementos de design exclusivos, destacando-se as capas dos retrovisores exteriores em cromado acetinado,as  jantes em liga leve Granturismo de 17″, um badge especial na carroçaria e bancos estofados em couro preto ou castanho. 

Abarth F595

O Abarth 595 pode ainda ser personalizado com o pacote F595, que inclui o sistema de escape Record Monza Sovrapposto, evolução no icónico sistema Record Monza, com uma nova configuração e quatro saídas – duas de cada lado – verticalmente sobrepostas. 

A válvula de escape é controlada através do botão escorpião no painel de instrumentos, permitindo ao condutor escolher, com um simples premir de um botão, entre a sonoridade inerente a um gentleman driver e um rugido mais tradicional e mais profundo, tipicamente Abarth. Para terminar, o pacote F595 inclui uma suspensão Koni à frente, um painel frontal em preto matte, jantes de liga leve de 17″ e o badge especial “F595” que presta homenagem à Fórmula 4, para quem a Abarth é o fornecedor de motores.

LEIA TAMBÉM
Abarth F595. Fórmula Abarth

O Abarth 695 distingue-se pelos elementos que sublinham o seu cariz desportivo como os bancos Sabelt Fabric, com interiores em cinza Matt, jantes especiais em liga leve de 17” e o sistema de escape Record Monza.

Packs 695 Turismo e Competizione

Para clientes desportivos e apreciadores de materiais sofisticados, a Abarth propõe o pack 695 Turismo, que sublinha as caraterísticas de estilo deste modelo, quer para a carroçaria berlina, quer para a versão cabrio

Abarth 695 Competizione

Isso está patente no habitáculo, designadamente nos bancos em couro em duas cores – preto ou castanho – e na superfície do painel de bordo em alcântara estofada. Tudo se torna ainda mais exclusivo fruto das jantes de liga de 17″ e do badge “695 Turismo”. O pack inclui o teto de abrir em vidro, permitindo uma condução exclusiva de cabelos ao vento.

Por sua vez, o pack 695 Competizione representa um autêntico concentrado de exclusividade, performance e espírito de competição. Entre os principais elementos diferenciadores incluem-se o sistema de escape Record Monza Sovrapposto, os bancos Sabelt, com costuras vermelhas e concha em carbono.

Além disso, o cliente que opte pelo pack 695 Competizione pode escolher (incluído no preço) entre um diferencial autoblocante mecânico, que melhora a tração em condições difíceis e estradas mais irregulares, ou a caixa de velocidades sequencial e robotizada, com patilhas de volante, da Abarth. Em destaque na carroçaria está o badge “695 Competizione”, cujas raízes remontam à história da marca.

Abarth 695 Competizione interior