Mitsubishi Outlander PHEV. Quarta geração chega à Europa

A Mitsubishi revelou na Europa a quarta geração do Outlander, que, mantendo o seu ADN, estará disponível apenas na versão híbrida plug-in (PHEV), a qual oferece uma potência combinada de 302 cv e uma autonomia elétrica de 86 km. O sistema S-AWC garante a tração em todos os tipos de terrenos, mesmo nos mais difíceis.

I-Fu-Do-Do é a designação japonesa para “autêntico e majestoso” que serviu de mote para o desenvolvimento da quarta geração do Mitsubishi Outlander PHEV, o qual chega ao mercado nacional em março de 2025.

Apesar de estar em comercialização no Japão desde fevereiro de 2021, este SUV híbrido com bateria recarregável externamente só agora teve estreia europeia, constituindo mais um passo na estratégia da marca nipónica de regressar ao Velho Continente, que decidira abandonar no verão de 2020, com a ajuda da Renault, que fornece os modelos Colt e ASX desde 2023.

O Mitsubishi Outlander PHEV vai passar a ser o porta estandarte da marca, mas não terá uma vida facilitada, já que terá de enfrentar o disputado segmento SUV-D com concorrentes de peso como o Peugeot 5008 ou Renault Espace. Contudo. ao contrário desses modelo que têm configurações de cinco e sete lugares, o Outlander PHEV será proposto, pelo menos na fase de lançamento, com lotação para apenas cinco ocupantes.

Para contrariar desta desvantagem competitiva, a marca japonesa anuncia que a capacidade da bagageira pode variar entre os 495 litros e os 1422 litros e que ao nível da modularidade, os assentos traseiros podem rebater numa configuração 40/20/40.

Ao contrário do Colt e do ASX, que são baseados em plataformas e carroçarias de outros modelos da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, o Outlander PHEV recorre a uma arquitetura própria da Mitsubishi e e produzido no Japão.

Assinatura Dynamic Shield

Com um comprimento exterior de 4,72 metros, uma largura de 1,86 metros, uma altura de 1,75 metros e uma distância entre-eixos de 2,70 metros, Outlander PHEV apresenta um estilo caraterizado pela assinatura Dynamic Shield da Mitsubishi, destacando-se a tecnologia de iluminação dianteira, com faróis LED adaptáveis em posição elevada.

Os faróis localizados numa posição inferior possuem até 12 LED individuais para alterar a configuração de iluminação, consoante o que se encontra à frente na estrada. As luzes de mudança de direção, que utilizam 21 LED, contribuem para a aparência dinâmica.

De perfil, o Outlander PHEV mantém-se fiel à construção sólida, com linhas musculadas e o proeminente pilar traseiro Jey Tail Fin, que acrescenta dinamismo ao visual e proporciona uma aparência flutuante à linha do tejadilho.

A identidade traseira é assegurada pelo Hexagon Horizon, cujo motivo hexagonal esculpido é inspirado no portão traseiro do lendário Pajero. As luzes traseiras incorporam a linguagem Grand Horizon, que se caraterizam pelo formato em T, sendo a largura realçada pela iluminação LED.

Nas versões mais equipadas, a presença marcante e imponente é sublinhada pelas novas jantes de liga leve de 20”.

Atenção aos detalhes

Passando ao habitáculo, o Outlander PHEV oferece atmosfera refinada e cores claras, refletindo a filosofia japonesa “omotenashi”, focada nos detalhes e hospitalidade.

O painel de bordo apresenta um tratamento horizontal, desde o volante até à porta do passageiro dianteiro, com o quadro de instrumentos digital a disponibilizar toda a informação necessária.

Todos os pontos de contacto físico do interior do novo Outlander PHEV – volante, a comando da caixa de velocidades, botões, interruptores dos vidros elétricos e pegas das portas - denotam a robustez de construção do Outlander. Já os componentes de interface digital, incluindo o painel de instrumentos, o Head Up Display (HUD) e o sistema de informação e comunicação, foram criados para serem intuitivos e visualmente atraentes.

Os bancos passam a contar com tecnologia que visa um maior conforto e funcionalidade, incluindo função de aquecimento e ventilação, massagem e suporte melhorado.

Estão disponíveis acabamentos em diferentes materiais e cores com pespontos de alta qualidade, combinados com o material e as linhas de costura no painel de instrumentos e no revestimento das portas, bem como vários espaços de arrumação concebidos para maior conveniência e iluminação ambiente subtil nas portas.

Mais de 300 cv de potência

A linha motriz híbrida com bateria recarregável externamente possui uma tecnologia semelhante à do Outlander PHEV anterior, disponibilizando uma potência combinada de 302 cv. O sistema é constituído por um bloco a gasolina de 2,2 litros, que funciona em ciclo Atkinson, dois motores elétricos, uma transmissão shift-by-wire, um conversor / inversor, uma bateria de iões de lítio com capacidade de 22,7 kWh.

A bateria de tração possui uma nova refrigeração a líquido e permite percorrer até 87 quilómetros em modo elétrico, segundo o ciclo WLTP.

O motor elétrico montado na dianteira produz 85 kW/255 Nm, enquanto a unidade traseira fornece 100 kW/195 Nm. Esta possui agora um volume menor graças a uma unidade de controlo do motor integrada.

O novo Outlander PHEV também recebeu um sistema de bomba de calor para baixar o consumo de energia elétrica, mesmo quando o sistema de climatização está a ser utilizado, o que contribui para uma maior autonomia elétrica, mesmo com baixas temperaturas no exterior.

Para ajudar a maximizar a eficiência e o desempenho estão disponíveis três modos de propulsão: EV (utiliza energia elétrica pura em situações de baixa/média velocidade); híbrido em série (o motor gera eletricidade quando necessário, como por exemplo durante a aceleração em subidas); híbrido em paralelo (o motor elétrico e o motor funcionam em uníssono, durante a condução a alta velocidade).

Além disso, o utilizador também tem à disposição quatro modos de condução: Normal (otimiza automaticamente a condução EV/Híbrida);  EV (propulsão elétrica pura quando a carga da bateria é suficiente); Save (dá prioridade à manutenção do nível de carga da bateria); Charge (recarrega a bateria).

Sistema inteligente S-AWC

O Outlander PHEV vem equipado com o sistema inteligente S-AWC (Super All Wheel Control), que visa maximizar a tração ndependentemente da situação, sete modos de condução selecionáveis para corresponder às condições e necessidades do condutor: Normal, Eco, Power, Asfalto, Gravilha, Neve ou Lama. Qualquer um é selecionado de forma fácil e intuitiva, através do ecrã posicionado ao centro do habitáculo.

A Mitsubishi refere que o sistema S-AWC foi desenvolvido com base em informações obtidas nos troços de rali, proporcionando um elevado nível de previsibilidade na condução sem impedir o que é solicitado pelo condutor, o que em boa medida se deve ao posicionamento de um motor elétrico em cada eixo para distribuição ideal de binário à frente e atrás, algo que não é alcançável por sistemas 4WD convencionais com um veio de transmissão.

A produção do novo Outlander PHEV arranca no Japão no mês de janeiro, estando prevista a pré-venda online em janeiro e a comercialização no mercado nacional em março. Os preços ainda não estão fechados, mas tudo indica que vão começar nos 45 mil euros (mais IVA) para empresas e a partir de 55 mil euros para particulares.