Kia apresenta Proceed Concept no Salão de Frankfurt

Texto: Miguel Policarpo

A Kia revelou ao mundo o Kia Proceed Concept, o protótipo de uma carrinha que deverá entrar no catálogo da próxima geração Ceed. Futurista, elegante e desportiva, a aposta da Kia foi desenhada precisamente em Frankfurt, na sede europeia da marca, e antevê uma inovadora linha de design da marca da Coreia do Sul.

Revelado pela primeira vez, no Salão de Frankfurt, o Kia Proceed Concept antevê o futuro design da Kia a adotar nos seus modelos. O protótipo é um hot-hatch esticado, com um tejadilho baixo e esguio, que dispensa o pilar B, e formas musculadas, num estilo que a marca batizou por ‘Sharkblade’. O desenho é futurista, sublime e não deixa margens para dúvidas – a performance será um dos atributos a destacar no Concept.

A cor da carroçaria é vermelha, conforme sugeriam as primeiras imagens do protótipo, com o nome de código ‘Lava Red’, complementada por pormenores em preto e cromado, aplicados à mão. O acabamento em tons em vermelho é lacado – cor que também compõe o interior. O habitáculo do Kia Proceed Concept conjuga a ‘haute couture’ e a confecção manual, numa mistura de requinte e de personalização. Os quatro bancos separados são ao milímetro envolvidos em tecido preto ondulado, feito à mão, com um acabamento em tecido cetim, pintado também à mão, que reveste as portas e a zona dos pés. Os botões da consola central são constituídos por alumínio agradável ao toque, material que é utilizado para detalhar várias partes do habitáculo.

Segundo o chefe do departamento de design da Kia Motors na Europa, “dada a procura de muitos condutores europeus por alternativas de performance ao estilo de hot-hatch de três portas, nós começámos a pensar em algo diferente para a gama cee’d”, revela o responsável, considerando que “o Proceed Concept representa uma nova e arrojada visão de como a alma vibrante da procee’d pode ser reencarnada e revitalizada para uma nova geração de condutores que privilegiam a performance”.

A Kia preparou para o Salão de Frankfurt deste ano a apresentação, além do Proceed Concept, do Kia Stonic, do crossover Kia Picanto-X e do SUV Kia Sorento.


Leia também: Renault apresenta o novo Mégane R.S (c/vídeo)

 

Partilhar