Kia Stonic: nova aposta já tem imagem oficial


Data: 20 Junho, 2017

O mais compacto dos modelos da gama de SUVS e Crossovers da marca coreana já foi dado a conhecer. A chegada a solo nacional do Kia Stonic está marcada para setembro, com duas motorizações.

Já foi dada a conhecer a imagem oficial do novo Kia Stonic, que chega ao mercado perto do final do ano para rivalizar com propostas como o Renault Captur, o Nissan Juke e o compatriota Hyundai Kauai, revelado na última semana. Com 4,14m de comprimento, 1,76m de largura e 1,52m de altura, este novo modelo coloca-se também como o mais compacto da gama de SUVS e Crossovers da Kia, que inclui ainda os Sportage e Niro. Mas a ligação umbilical deste modelo é ao Kia Rio, cotando-se quase como um parente crossover deste automóvel. Embora ambos partilhem a mesma plataforma e contem com uma distância entre eixos de 2,58metros, existem ainda assim óbvias alterações devido à natureza “SUV”, como uma posição de condução mais elevada no Kia Stonic e uma imagem mais musculada.

 

Do design exterior destacam-se desde logo elementos como a frente “fiel” à imagem da marca coreana, com a grelha TigerNose em destaque, ladeado por óticas com LED. Referência ainda para o formato muito particular da secção mais baixa da iluminação, e as proteções inferiores que se explanam a toda a carroçaria e conferem um contraste de tons ao Kia Stonic. E, no que se refere aos contrastes também se vislumbra imediatamente nas fotos a pintura a dois tons com opção pelo laranja tanto no teto como nos retrovisores. Ao todo existem 20 combinações diferentes, para que contribuem os cinco tons em opção para o teto. No design traseiro existe dois elementos que saltam à vista, e que são o prolongado spoiler superior e também a generosa proteção na parte mais baixa do carro.

 

A bordo é também a opção cromática, com os frisos e costuras a surgirem nas fotos em laranja, que sobressai como um dos elementos principais. Esta é uma demonstração do potencial de personalização do Kia Stonic, com o fabricante asiático a indicar que existe uma paleta composta por vários tons vivos para escolha dos proprietários. Além desta individualização, outro destaque está no facto de o modelo apresentar em formato digital as informações, recorrendo ao conjunto formado pelo touchscreen central e um segundo ecrã no painel de instrumentos. O mais recente modelo da gama SUV/Crossover da Kia conta com uma bagageira de 352L.

 

A segurança é outro campo onde a Kia apostou forte, colocando à disposição uma ampla gama de tecnologias Drive Wise. Entre a oferta para o Stonic encontram-se salvaguardas como a travagem de emergência com reconhecimento de peões e alerta de trânsito frontal, deteção de veículos no ângulo morto e alerta de trânsito à retaguarda e ainda informação ao condutor caso ele inadvertidamente saia da sua faixa de rodagem. A marca coreana afirma ainda que graças a um novo sistema que cruza as informações das câmaras passa a surgir o assistente de iluminação e ainda o alerta de cansaço do condutor.

 

O novo Kia Stonic vai estar no mercado nacional durante o mês de setembro, surgindo na fase inicial com duas motorizações. Para os que  sentem maior fascínio pelos diesel encontra-se disponível um bloco 1.6 CRDI de 110CV, a que se junta um propulsor a gasolina 1.0 Turbo de 120CV. Além disso, a marca destaca também o facto da direção e suspensão terem sido desenvolvidas especificamente a pensar nas preferências dos condutores europeus, a que se juntam o controlo de estabilidade e o sistema de gestão de estabilidade da Kia para maior confiança na condução deste modelo de tração dianteira.  Brevemente não perca mais informações sobre o novo Kia Stonic no site e na próxima edição da sua Revista Turbo. Entretanto, aceite o nosso convite e descubra na Turbo 430 muitos dos modelos com quem esta nova aposta da Kia vai ter de concorrer.