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Gordon Murray planeia fabricar automóveis de volume reduzido

Texto: Miguel Policarpo
Data: 23 de Outubro, 2017

Sob a nova insígnia ‘Gordon Murray Automotive’, o experiente designer e engenheiro Gordon Murray, que desempenhou funções na McLaren, pretende fabricar automóveis de volume reduzido, baseado na sua técnica de produção ‘iStream’. Será lançado um modelo de referência da técnica de construção patenteada por Murray e assente nos princípios “do design e da engenharia do McLaren F1”.

A nova marca ‘Gordon Murray Automotive’, propriedade de Gordon Murray, planeia fabricar modelos de volume reduzidos, produzidos através da tecnologia ‘iStream’. O primeiro modelo servirá de mote para a produção de modelos “mais complicados e pesados” e construídos pelos princípios “do design e da engenharia do McLaren F1”.

Gordon Murray, experiente designer e engenheiro cujos trabalhos foram uma referência na McLaren, já tinha concebido o T25, um citadino de três lugares baseado no processo de fabrico iStream. Leve, eficiente e de tamanho pequeno, o T25 conjuga baixos custos de produção do motor, a eficiência e carateriza-se pela facilidade de deslocação dentro de cidades. O gosto de Murray por automóveis adequados a deslocações em cidades com muito trânsito revela-se pela escolha de um Smart Roadster como o seu carro de dia-a-dia nos últimos 14 anos.

TVR Griffith

Recorde-se que a técnica ‘iStream’ idealizada por Gordon Murray foi utilizada também na construção de um protótipo da Yamaha que será apresentado no Salão de Tóquio e na produção do TVR Griffith. O primeiro modelo da ‘Gordon Murray Automotive’ deverá fazer recurso aos materiais adequados ào processo ‘iStream’: uma estrutura feita por tubos de aço a compor o chassis incorporando painéis de material ultra leve para garantir a rigidez, tal como acontece com os modelos T25 e T27.

A produção imaginada por Murray é eficiente, para manter os custos o mais baixo possível, sublinhando o caráter leve ao ponto de o engenheiro considerar que o seu supercarro ideal terá de ter menos de 900 quilos – já equipado e pronto a andar em estrada – uma conceção semelhante à do Lotus Elise.

“Através do nosso primeiro carro, vamos demonstrar o regresso dos princípios e do design e da engenharia que fez do McLaren F1 um ícone”, prometeu Gordon Murray.


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Fonte: AutoCar