Conhecida no mundo automóvel pelos seus hiperdesportivos elétricos, dos quais o Nevera é a jóia mais recente, a Rimac Automobili acaba de divulgar um teaser que antecipa o seu futuro modelo. Cuja apresentação terá lugar já no próximo dia 26 de junho, ainda que e desde já, com a garantia de que não será nada daquilo que todos poderíamos estar à espera!
O anúncio foi feito pelo próprio fundador e CEO da Rimac Automobili, Mate Rimac, através das suas contas nas redes sociais. E com um post em que, mais do que a imagem, é tudo o resto que acaba revelando o que aí vem.
Segundo o empreendedor croata, trata-se, não de mais um hiperdesportivo, capaz de superar os 23 recordes já amealhados pelo Nevera, mas de um robotáxi! Ou seja, um veículo totalmente autónomo, para serviço de transporte de passageiros.
Ainda de acordo com Mate, a Rimac encontra-se a trabalhar no projecto há já cinco anos, com o objectivo de desenvolver um “veículo revolucionário, construído sobre uma plataforma totalmente nova, projectada em torno da segurança e do conforto”. Nomeadamente, através de funcionalidades como a que deverá permitir interagir com o infotainment do veículo, utilizando um simples aplicativo de smartphone.
LEIA TAMBÉM
Nascida nos hiperdesportivos. Rimac prepara serviço de robotáxis
Já sobre o veículo propriamente dito, o teaser pouco revela, deixando apenas a ideia de que se tratará de um automóvel com uma carroçaria tipo hatchback, diferenciando-se de outros projectos do género, alguns deles mais “quadradões”, através de um pilar A fortemente alongado.
Com o apoio da Kia e Hyundai
Vale a pena, também, recordar, que, tanto a Kia, como a Hyundai, avançaram com contribuições para este projecto, a que Rimac deu o nome de Project 3 Mobility. Nomeadamente, comprando uma participação no fabricante, por cerca de 90 milhões de dólares (cerca de 82,5 milhões de euros), ainda em 2019.
De resto e desde aí, a Rimac Automobili tem vindo a fortalecer-se com várias outras participações, como foi o caso da Porsche, que, hoje em dia, detém uma substancial participação (cerca de 24%) no capital da start-up croata. Isto, ao mesmo tempo que e com o acordo da casa-mãe, o Volkswagen Group, decidiu entregar a gestão da Bugatti a Mate Rimac.
Pensando, certamente, nas ligações privilegiadas que uma das suas marcas mantém com a Rimac, o Volkswagen Group anunciou, recentemente, a intenção de lançar veículos autónomos de Nível 4, no mercado, até 2026. Ou seja e segundo algumas fontes, precisamente o ano em que a empresa croata pensa lançar o seu robotáxi.
Aliás, notícias já surgidas referem que a Rimac terá já acordo com, pelo menos, cinco cidades, para aí operar o seu Project 3 Mobility, estando, neste momento, a negociar com mais 35 em todo o mundo.