Publicidade

O primeiro. Xpeng G9 recebe autorização para funcionar como robotáxi

Texto: Francisco Cruz
Data: 4 de Novembro, 2022

O novo SUV da chinesa XPeng, o G9, acaba de tornar-se no primeiro modelo automóvel de produção em massa a obter permissão para a realização de testes de condução autónoma, nas estrada públicas da China. Neste caso, para utilização como robotáxi… e sem qualquer alteração face à versão standard.

A notícia é avançada pelo fabricante chinês de automóveis elétricos, acrescentando que o modelo não necessitou, sequer, de qualquer hardware específico, para poder ser utilizado enquanto tal, mas tão só upgrade de software, realizado via OTA, ou “Over-The-Air”.

Quanto à autorização, foi passada pelas autoridades de Guangzhou, no passado dia 31 de outubro, sendo que também nessa cidade chinesa que o XPeng G9 passará a operar como táxi autónomo.

O XPeng G9 na variante robotáxi
O XPeng G9 na variante robotáxi

Segundo afirma, em comunicado, o fabricante automóvel, esta autorização constitui um momento de viragem na intenção da companhia de vir a produzir, em massa, veículos autónomos para serviço de transporte de passageiros, assim como para a comercialização do próprio serviço.

Quanto aos automóveis que irão proporcionar este serviço, a XPeng garante que possuem o mesmo pacote de hardware das versões já em comercialização, nomeadamente, um total de 31 sensores, câmara frontal e dois sensores LiDAR. Tecnologia que, de resto, faz parte do pacote ADAS, a que o fabricante dá o nome de XNPG – Navigational Guided Pilot.

LEIA TAMBÉM
Rival declarado do Cayenne. Xpeng mostra o SUV de luxo G9

Ainda de acordo com o fabricante, este pacote de tecnologia XNPG deverá estar disponível na maior parte das cidade chinesas até 2023, com a promessa de que os veículos equipados com esta solução serão capazes de enfrentar vários cenários, dependendo, apenas e só, de mapas de alta precisão.

De resto e a justificar esta confiança, a XPeng divulgou um vídeo no qual mostra todas as capacidades do seu sistema de condução autónoma. Veja e comprove!