Xiaomi SU7 de produção bate recorde em Nürburgring

Com um tempo de 7m04,957s, o Xiaomi SU7 tornou-se no veículo elétrico de produção mais rápido no circuito de Nürburgring, “roubando” este recorde ao anterior detentor, o Porsche Taycan Turbo GT.

Conhecida sobretudo pelos seus smartphones, a gigante tecnológica chinesa Xiaomi também quer criar uma sólida reputação na produção de automóveis. O SU7 é o primeiro veículo elétrico da empresa e já causou sensação com a sua versão de elevadas prestações Ultra.

No passado mês de outubro, um protótipo efetuou uma volta ao circuito de Nürburgring nuns impressionantes 6m48s. Na altura, a Xiaomi prometeu regressar ao “Inferno Verde” e voltar a fazer uma volta rápida com um carro de pré-produção.

Previsivelmente, o SU7 Ultra que os consumidores podem adquirir na China não conseguiu alcançar o mesmo tempo do protótipo, Não obstante, uma volta em 7m04,957s não deixa de ser impressionante. Este tempo da super berlina elétrica da Xiaomi supera o do Porsche Taycan Turbo GT, que cumpriu uma volta ao circuito alemão em 7m07,55s.

O Xiaomi SU7 também conseguiu fazer um melhor tempo do que o Rimac Nevera, que completou a sua melhor volta ao circuito longo de Nürburgring, com uma extensão de 20,8 quilómetros, em 7m05,29 segundos.

O recorde do Mercedes-AMG One para o carro de produção mais rápida não está em risco. O hipercarro com motor de Fórmula 1 estabeleceu um tempo de 6m29s no ano passado. Quanto ao recorde absoluto, este continua a pertencer ao Porsche 919 Hybrid Evo de pista com uma marca de 5m19,55s. É difícil imaginar um carro com homologação de estrada a aproximar-se desse registo.

Velocidade máxima pode chegar aos 350 km/h

A filmagem de bordo partilhada pela Xiaomi mostra o SU7 Ultra a alcançar uma velocidade máxima verificada por GPS de 346 km/h. Isto faz do SU7 Ultra a berlina de produção mais rápida de sempre. O título anterior pertencia ao Maserati Ghibli 334 Ultima com uma velocidade máxima de 334 km/h.

A Xiaomi refere que o SU7 Ultra pode ser ainda mais rápido. Com espaço suficiente à sua frente pode chegar aos 350 km/h. Será de referir que o SU7 Ultra utilizado em Nürburgring não tinha um equipamento totalmente de série. A marca dotou-o com um pacote opcional de pista que está disponível para os clientes, pelo que não o desqualifica como modelo de produção.

O SU7 Ultra vem equipado com três motores elétricos que desenvolvem uma potência combinada de 1548 cv e pode acelerar dos 0 aos 100 km/h em 1,98 segundos. Com um comprimento de 5,07 metros é maior do que o Porsche Taycan e mais pesado, com 2360 kg. Começou a ser vendido na China no final de fevereiro com um preço base de 529,900 yuan, isto é, cerca de 64 161 euros.