Mobieco

Publicidade

Nas pisadas da Apple. Xiaomi prepara concept do seu primeiro EV já para agosto

Texto: Francisco Cruz
Data: 19 de Julho, 2022

É apenas uma de várias, mas, pelos  vistos, o primeiro automóvel elétrico desenvolvido pela tecnológica chinesa Xiaomi está bem mais avançado do que, à partida, seria de prever, sendo que, a confirmá-lo, o anúncio agora feito de que, o primeiro protótipo do modelo, será desvendado já em Agosto!

A informação foi divulgada pela publicação chinesa Sina Tech, garantindo que o gigante tecnológico chinês se prepara para apresentar o primeiro protótipo daquele que será, também, o seu primeiro veículo elétrico, já no próximo mês de agosto de 2022.

Importa recordar que a Xiaomi anunciou, oficialmente o lançamento da sua divisão automóvel, de nome Xiaomi Auto Co Ltd., em março de 2021, com a promessa de investir qualquer coisa como 1,5 biliões de dólares (perto de 1,48 mil milhões de euros, à taxa atual), logo no arranque do projecto. Contudo, no ar ficava ainda a promessa de poder vir a reforçar esse investimento, com mais 10 biliões de dólares (9,8 mil milhões de euros), ao longo dos 10 anos seguintes.

O FAW Bestune T77 foi a primeira tentativa da Xiaomi entrar no mercado automóvel. No entanto, o projecto agora noticiado pouco deverá ter a ver com este modelo, apresentado em 2018
O FAW Bestune T77 foi a primeira tentativa da Xiaomi entrar no mercado automóvel. No entanto, o projecto agora noticiado pouco deverá ter a ver com este modelo, apresentado em 2018

Entretanto, em novembro de 2021, a tecnológica chegou a acordo com as autoridades de Pequim para aí sediar o seu negócio automóvel, erigindo, inclusivamente, uma fábrica com capacidade para produzir um total de 300.000 veículos, anualmente. Infraestrutura que, no entanto, será construída em duas fases, com cada pólo a garantir a produção de 150.000 unidades por ano.

LEIA TAMBÉM
Xiaomi vai lançar o seu primeiro automóvel (com vídeo)

Chegados a julho de 2022 e embora a companhia assuma pretender produzir o seu primeiro veículo elétrico (EV) apenas em 2024, a caminho está já o primeiro protótipo, embora sem que se saiba qual o nível de semelhança que terá com a versão de produção.

Uma derivação do WM Motor Maven Concept?

Aliás e no que ao design diz respeito, rumores apontam no sentido de que criação estética do primeiro EV da Xiaomi esteja já nas mãos da Shanghai HVST Automobile Design, a mesma companhia que desenhou o WM Motor Maven Concept. Desconhecendo-se, no entanto, se haverá qualquer relação entre os dois modelos.

O WM Motor Maven Concept
O WM Motor Maven Concept

De resto, desconhece-se, mesmo, o tipo de carroçaria que o EV apresentará, ainda que, o mais certo, seja que a divisão automóvel da Xiaomi, hoje em dia já com mais de 1.000 colaboradores, esteja a trabalhar, não apenas em uma, mas em, pelo menos, quatro carroçarias diferentes.