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Já no próximo XC90. Volvo inaugura visualização fotorrealista em tempo real

Texto: Francisco Cruz
Data: 3 de Junho, 2022

A Volvo Cars prepara-se para se tornar no primeiro construtor automóvel europeu a utilizar a inovadora tecnologia Unreal Engine, no desenvolvimento da sua interface Homem-Máquina (HMI). Algo que marca sueca promete estrear no sucessor do atual XC90, a revelar ainda durante o presente ano de 2022.

Desenvolvida pela Epic Games, a tecnologia Unreal Engine é considerada a ferramenta de criação 3D em tempo real, mais avançada do mercado. Sendo que a Volvo Cars pretende utilizar esta solução para criar animações fotorrealistas, no seu sistema de infoentretenimento.

De resto e graças ao Unreal Engine, a Volvo Cars promete gráficos de alta qualidade, renderizações mais nítidas, cores mais fortes e novas animações 3D, através do Driver Information Module, um dos ecrãs que serve para mostrar informação e entretenimento aos condutores.

O Unreal Engine promete gráficos de alta qualidade, renderizações mais nítidas e novas animações 3D
O Unreal Engine promete gráficos de alta qualidade, renderizações mais nítidas e novas animações 3D

“De forma a podermos oferecer aos nossos clientes a melhor experiência de utilizador possível e contribuir para uma condução segura e pessoal, precisamos de uma visualização rica, imersiva e responsiva dentro de nossos carros”, afirma o diretor de produtos da Volvo Cars, Henrik Green. Acrescentando que, “executar o Unreal Engine nos nossos carros vem garantir-nos tudo isso, além de tornar ainda mais agradável o tempo que passamos dentro de um Volvo.”

Ainda de acordo com o construtor, na base de todas estas animações de alta definição vão estar as plataformas Snapdragon Cockpit, fornecidas pela norte-americana Qualcomm, e que permite que, tanto a produção, como o processamento de gráficos no habitáculo, aconteça até 10 vezes mais rápido, que nos veículos atuais da Volvo Cars.

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“A partir do momento em que conseguimos projectar gráficos interativos de alta resolução, em tempo real, no interior do veículo, acabamos abrindo a porta a toda uma vasta gama de novas formas de informar e entreter os seus ocupantes”, comenta o Diretor para o Automóvel e HMI da Epic Games, Heiko Wenczel. Defendendo que “as equipas de design e desenvolvimento de produtos profundamente talentosas da Volvo Cars aproveitaram esta oportunidade para fazer algo novo, que continuará a evoluir, aproveitando os recursos do Unreal Engine”.