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Em ambiente intensivo. Volvo Cars vai testar carregamentos wireless

Texto: Francisco Cruz
Data: 4 de Março, 2022

A Volvo Cars quer avançar para o carregamento wireless dos seus carros elétricos. A fase de testes em ambiente real vai decorrer durante três anos, em Gotemburgo… através de um serviço de táxis.

O projecto que visa a implementação da tecnologia de carregamento das baterias de veículos elétricos, sem recurso a cabos, nos carros da Volvo, vai ser desenvolvido e testado em colaboração com a Cabonline, o maior operador táxi da Escandinávia.

Na sequência desta parceria, a empresa de táxis vai passar a utilizar uma pequena frota de modelos XC40 Recharge 100% elétricos, testando, dessa forma, a viabilidade e potencial desta tecnologia, mais concretamente, como forma de carregamento de veículos elétricos.

Gotemburgo será o palco dos testes da Volvo com a tecnologia de carregamento wireless
Gotemburgo, na Suécia, será o palco dos testes da Volvo Cars com a tecnologia de carregamento wireless

Sobre a tecnologia propriamente dita, a Volvo Cars revela, em comunicado, que as estações de carregamento utilizadas durante a fase de testes serão fornecidas pela Momentum Dynamics, uma empresa líder no fornecimento deste tipo de sistemas.

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Quanto ao funcionamento, o carregamento começa automaticamente assim que um veículo compatível, equipado com a unidade receptora, estaciona na zona delimitada onde o emissor se encontra. Permitindo, dessa forma, que as baterias sejam recarregadas, sem que os motoristas tenham, sequer, de sair do automóvel.

A marca sueca explica, ainda, que, para ser mais fácil alinhar a viatura com a zona de carregamento delimitada, serão utilizadas câmaras de 360º graus. Sendo que, uma vez alinhado automóvel, o processo inicia-se com uma potência de carregamento de mais de 40 kW, ou seja, quatro vezes mais potente e rápida que os carregadores domésticos AC de 11 kW. E quase tão rápida como os carregadores de DC de 50 kW.

O próprio sistema ajuda o condutor a alinhar o carro com o emissor de carregamento
O próprio sistema ajuda o condutor a alinhar o carro com o emissor de carregamento

No total, os automóveis da Volvo serão utilizados mais de 12 horas/dia e conduzidos cerca de 100.000 km/ano. O que também torna este teste o primeiro capaz de avaliar a durabilidade de viaturas totalmente elétricas da marca, num cenário de uso comercial, recorda o fabricante.