Publicidade

Volvo Cars vai montar e produzir os seus motores elétricos em Skövde

Texto: Redação
Data: 12 de Dezembro, 2020

A Volvo Cars acaba de anunciar a intenção de montar e produzir os motores dos seus próximos modelos elétricos, na fábrica de Skövde, na Suécia.

Em comunicado divulgado esta semana, a Volvo Cars revela esperar, igualmente, estabelecer, nestas instalações, uma produção interna completa de motores elétricos, já a partir de meados da década.

Para tal, a marca sueca tem previsto um investimento de cerca de 680 milhões de euros em Skövde, durante os próximos anos.

A Volvo Cars recorda, ainda, que estes investimentos representam mais um passo importante na estratégia de eletrificação e plano ambiental do construtor, no seguimento do qual a marca sueca espera chegar a 2025, com 50% das suas vendas mundiais, traduzidas em veículos 100% elétricos. Sendo que, a restante quota, deverá ser preenchida com modelos híbridos.

Ainda sobre Skövde, a Volvo Cars recorda que esta fábrica faz parte da história da marca, desde a sua fundação, em 1927, tendo sido aí que foi construído o moto do primeiro Volvo.

LEIA TAMBÉM
Já a pensar em 2025. Volvo Cars vai produzir os seus próprios motores elétricos

“O primeiro Volvo de 1927 tinha um motor construído em Skövde. A equipa é altamente qualificada e comprometida em fornecer os mais altos padrões de qualidade. É justo que faça parte do nosso empolgante futuro”, afirma, no mesmo comunicado, o vice-presidente sénior para as Operações Industriais e Qualidade da Volvo Cars, Javier Varela.

Numa primeira fase, Skövde irá montar os motores, sendo que, numa fase já posterior, a Volvo Cars pretende trazer todo o processo de fabrico destes componentes, para estas instalações.

Quanto ao design e desenvolvimento dos motores elétricos, terão lugar em Gotemburgo, na Suécia, e em Xangai, na China. Locais onde a empresa já conta com laboratórios para motores e baterias.

Finalmente e no que diz respeito às atividades relacionadas com motores de combustão interna, que ainda têm lugar na fábrica de Skövde, vão ser transferidas para uma subsidiária da Volvo Cars, de nome PES – Powertrain Engineering Sweden.