Publicidade

Volkswagen. Volantes multifunções vão voltar a ter botões de carregar

Texto: Carlos Moura
Data: 25 de Outubro, 2022

A Volkswagen admite que os clientes não gostam de comandos sensíveis ao tacto e, por esse motivo, vai voltar a introduzir botões de carregar nos volantes multifunções.

A Volkswagen tem vindo a ser fortemente criticada por instalar botões sensíveis ao toque nos volantes multifunções dos seus modelos mais recentes.

Tudo indica que a marca de Wolfsburg esteve atenta aos comentários menos favoráveis e já prometeu corrigir o problema ao voltar a instalar botões convencionais de carregar.

Thomas Schäfer, o diretor-geral da marca Volkswagen, recorreu à rede social LinkedIn para anunciar que a empresa que ele dirige ouviu as críticas dos clientes e vai remover os botões táteis do volante.

Os comandos da climatização do Volkswagen Golf continuam a suscitar polémica

“Estamos a melhorar o nosso portefólio e o nosso design, além de criar uma nova simplicidade na operação dos nossos veículos. Por exemplo, vamos reintroduzir o botão de carregar no volante! Isso é o que os clientes querem da Volkswagen!”, afirmou.

Estreia no Golf de 2023?

Na sua próxima atualização em 2023, o Volkswagen Golf deverá ser o primeiro modelo a descartar os comandos táteis. Recentemente foi avistado um protótipo com um enorme ecrã tátil para o sistema de infoentretenimento, mas dotado com os comandos físicos tradicionais no volante. Muitos proprietários poderão dizer que o regresso dos botões clássicos apenas resolve metade dos problemas do interior do carro.

LEIA TAMBÉM
Golf R “20 Anos” é o Volkswagen R mais rápido de sempre em Nürburgring

A fixação da marca com os comandos táteis estende-se à consola central, onde o Golf tem um comando deslizante para ajustar a temperatura. Para piorar as coisas não é iluminado. O comando deslizante ainda lá estava no veículo de testes apanhado pelos paparazzi em setembro, pelo que o regresso dos comandos giratórios parece altamente improvável. 

As mudanças que a Volkswagen introduzir no próximo ano no Golf também deverão ser estendidas aos modelos Seat/Cupra Leon e Skoda Octavia. Entretanto o Golf já recebeu novos processadores no sistema de infoentretenimento para uma operação mais rápida. Existiam ainda alguns problemas desagradáveis com o software, que a Volkswagen tem procurar solucionar com atualizações remotas.