Volkswagen vai ajudar Ford a lançar novos modelos na Europa

A Ford anunciou o lançamento de novos modelos híbridos e elétricos na Europa a partir de 2027, e especula-se que contará com o “apoio” da Volkswagen. Na calha poderá estar o regresso do Fiesta, agora como elétrico, baseado na plataforma dos futuros ID.1 e ID.2 da marca alemã.

As vendas de ligeiros de passageiros estão bastante abaixo das expetativas pelo que a Ford decidiu rever a sua estratégia na Europa, que passa pelo lançamento de novos modelos na Europa, incluindo híbridos e elétricos, a partir de 2027, contando para o efeito com “ajuda” do Volkswagen Group.

Segundo o Automotive News Europe, o Conselho de Administração da Ford já aprovou o plano de investimentos de longo prazo para o desenvolvimento de novos modelos híbridos e elétricos, incluindo um Fiesta elétrico com plataforma Volkswagen.

“O Conselho de Administração decidiu que a Ford irá continuar a investir em novos veículos para sustentar um crescimento moderado no setor dos ligeiros de passageiros nos próximos anos”, afirmou Cristoph Herr, responsável da marca norte-americana nos países de língua alemã.

A Ford irá “investir em vários modelos e em alguns deles juntamente com parceiros, assim como em várias formas de propulsão, incluindo híbridos e elétricos”. Cristoph Herr não divulgou quais eram os parceiros com os quais a Ford estava a trabalhar nem quais os segmentos em que se iriam posicionar as novas propostas da marca norte-americana.

Alargamento da cooperação com Volkswagen

A Ford e a Volkswagen têm uma parceria para veículos comerciais e elétricos na Europa, em que a marca norte-americana fornece a pick-up Amarok e os comerciais Transporter / Caravelle à alemã. Esta última, por seu lado, produz o modelo Transit Connect e Tourneo Connect para a Ford, assim como a plataforma MEB para viaturas elétricas.

Os mais recentes modelos elétricos da Ford lançados na Europa, o Explorer e o Capri, assentam na plataforma MEB da Volkswagen utilizada pelos ID.3 e ID.4 da Volkswagen.

Como seria de esperar começaram logo a surgir rumores acerca de um aprofundamento da cooperação entre os dois fabricantes. 

Assim, a Ford poderá lançar um Fiesta elétrico, baseado na plataforma MEB mais pequena da Volkswagen, que foi projetada para ser utilizada pelos novos modelos elétricos de entrada ID.1 e ID.2.

Em 2023, o presidente da divisão de passageiros da Ford Europe, Martin Sander, afirmou que a marca não descartava vender um sucessor elétrico do Fiesta que utilizasse uma plataforma Volkswagen. O elétrico de baixo custo poderia central um pilar central da Ford na Europa para regressar ao negócio de volume.

A Ford Europa poderá usar a nova arquitetura de software que está a desenvolvida pelo fabricante na Califórnia. Apesar de estar a ser projetada para pick-up de dimensões médias também poderá ser usada nos modelos europeus mais pequenos devido à sua elevada flexibilidade.

Inverter a trajetória

Nos últimos anos, a quota de mercado na Europa tem vindo a diminuir como consequência da diminuição da oferta de veículos de passageiros em detrimento da aposta no segmento mais rentável comerciais ligeiros.

As matrículas da Ford na União Europeia, EFTA e Reino Unido caíram 1,5% para 185 404 unidades nos primeiros cinco meses de 2025, segundo as estatísticas da ACEA. A quota de mercado regrediu de 3,4% para 3,3% em comparação com período homólogo de 2024.

A Ford deixou de produzir o Fiesta em 2023, juntamente com o Galaxy e o S-Max. O Focus vai ser descontinuado neste outono.

O modelo mais vendido da Ford na Europa é o Puma, com 64 212 unidades nos primeiros cinco meses, seguindo-se o Kuga com 44 573 unidades e o Focus com 32 499 unidades. A procura do Explorer e do Capri é menos significativa, tendo sido comercializadas 15 764 e 5068 unidades daqueles modelos, respetivamente.